Núcleo socioambiental do PJES realiza primeira reunião

reuniao socioambient 280

O núcleo será responsável por estimular a reflexão e a mudança dos padrões de compra, consumo e gestão documental.

reuniao socioambient 400O Núcleo Socioambiental do Poder Judiciário do Espírito Santo (PJES) se reuniu pela primeira nesta terça-feira, 07, no Salão Nobre do Palácio da Justiça, para traçar suas primeiras ações. A coordenadora da equipe, Renata de Souza Santos, falou sobre os desafios do Núcleo, entre eles, o de ampliar o olhar sobre o que é a sustentabilidade, conceito que engloba também a transparência e a acessibilidade.

O grupo será responsável por estimular a reflexão e a mudança dos padrões de compra, consumo e gestão documental, bem como do corpo funcional e força de trabalho auxiliar em todo o PJES.

Os integrantes do Núcleo também trabalharão na construção do Plano de Logística Sustentável (PLS). O PLS “é um instrumento vinculado ao planejamento estratégico do Poder Judiciário, com objetivos e responsabilidades definidas, ações, metas, prazos de execução, mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados, que permite estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade que objetivem uma melhor eficiência do gasto público e da gestão dos processos de trabalho, considerando a visão sistêmica do órgão”.

Servidores que compõem o Núcleo Socioambiental

Os nomes dos servidores que compõem o Núcleo Socioambiental foram publicados no Diário da Justiça Eletrônico (e-diario) dessa segunda-feira, 06. De acordo com o Ato Normativo nº 128/2015, a equipe será composta pelos servidores: Renata de Souza Santos (coordenadora do Núcleo Socioambiental), Amina Rocha Moreira, Charles Henrique Moreira, Suzana Martelo de Carvalho, Marize Monteiro da Silva, Renner Sartório Camargo, Felipe Gustavo Aniceto Concesso, Fábio Miranda e Robson Antonio Citty.

Uma consulta sobre o interesse dos servidores em integrar o núcleo foi realizada por e-mail, pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), no último dia 19. Todos os servidores integrantes do grupo possuem alguma relação, profissional ou pessoal, com o tema.

Resolução nº 201/2015 do CNJ

A constituição do Núcleo atende à Resolução nº 201, de 03 de março de 2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a criação dos núcleos socioambientais, de caráter permanente, nos órgãos do Poder Judiciário de todo o país para o planejamento, a implementação e o monitoramento de metas anuais e avaliação de indicadores de desempenho, no prazo de 120 dias a partir da publicação da Resolução.

Para o juiz assessor da Presidência do TJES Fernando Rosa, a Resolução vem trazer uma rotina de acontecimentos de trabalho, pois anteriormente existiam apenas ações isoladas de pessoas engajadas em seus Tribunais.

Além da criação do núcleo socioambiental, a Resolução nº 201/2015 do CNJ também estabelece a constituição de uma Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS).

A Comissão Gestora do PLS será composta por no mínimo cinco servidores, que serão designados pela alta administração no prazo de 30 dias a partir da constituição do núcleo socioambiental. Obrigatoriamente, o grupo será composto por um servidor do núcleo socioambiental, do planejamento estratégico e da área de compras ou aquisições.

Os indicadores mínimos para avaliação do desempenho ambiental e econômico do Plano de Logística Sustentável (PLS), disponíveis no Anexo I da Resolução nº 201/2015 do CNJ, compreendem a apuração periódica de consumo e gasto de papel; copos descartáveis e garrafões de água; impressão de documentos e equipamentos instalados; energia elétrica, água, gestão de resíduos, qualidade de vida no ambiente de trabalho, telefonia, vigilância, limpeza, combustível, veículos, reformas de unidades, capacitação em educação socioambiental.

Vitória, 07 de julho de 2015

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva – elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br