Poder Judiciário Estadual de luto pela morte do Desembargador aposentado Rios do Amaral

O Magistrado faleceu na manhã desta quinta-feira, aos 72 anos.

O Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo está de luto pela morte do Desembargador aposentado Carlos Henrique Rios do Amaral, que faleceu na manhã desta quinta-feira (23/11), ao 72 anos. Em razão do velório e sepultamento, o presidente do TJES, Desembargador Annibal de Rezende Lima, no uso de suas atribuições, suspendeu a sessão do Tribunal Pleno desta quinta-feira.

O velório do Desembargador Rios do Amaral teve início ao meio-dia e o sepultamento foi realizado às 16h, no Cemitério de Santo Antônio, em Vitória.

Muitas pessoas comparecerem ao velório do Magistrado, que reuniu amigos e familiares em clima de muita emoção e despedida.

O Desembargador deixou o Tribunal de Justiça em setembro de 2015, para desfrutar sua aposentadoria, após 38 anos na carreira da magistratura.

No dia 22 de outubro do mesmo ano, o Magistrado foi homenageado pelos colegas durante uma sessão do Tribunal Pleno, tendo recebido a Comenda Grã-Cruz do Mérito Judiciário, em razão de seu notável desempenho ao longo da carreira jurídica. Em uma solenidade emocionante, acompanhada por magistrados, amigos e familiares, Rios do Amaral ainda recebeu uma placa de homenagem da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages).

Durante a solenidade, o Desembargador Rios do Amaral agradeceu, emocionado, por tudo o que aconteceu ao longo de sua vida judicante. “É com muita alegria que chego até aqui com a consciência livre de que guardei a honestidade, a imparcialidade, a retidão, a dignidade e a coragem para efetuar minha missão, com os valores passados pelos meus pais e aprimorados pelo tempo”.

Sempre divertido e bem-humorado, o Desembargador Carlos Henrique Rios do Amaral era muito querido por servidores e colegas magistrados, que sentiram muito a sua aposentadoria.

O Presidente do TJES, Desembargador Annibal de Rezende Lima, lamentou a perda do colega e amigo: “O Desembargador Carlos Henrique Rios do Amaral foi, sem dúvida, uma das melhores figuras do Poder Judiciário Estadual, graças às suas reconhecidas e proclamadas virtudes pessoais e profissionais. Magistrado seguro, firme e operoso, o Desembargador Amaral deixou um belo exemplo a ser seguido, a par da saudade de todos os seus colegas. Como amigo pessoal do Desembargador Amaral, desde os tempos de juventude, sinto a perda de alguém por quem sempre tive especial estima e admiração”, declarou.

O Desembargador Carlos Henrique Rios do Amaral era casado com Ilma Fátima Amaral de Abreu e tinha três filhos: Carlos Henrique do Amaral Filho,
Carlos Eduardo Rios do Amaral e Carla Cristina Abreu Rios do Amaral.

Carreira

Natural de Iúna, Carlos Henrique Rios do Amaral formou-se em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em 1970, tendo exercido a presidência do Diretório Acadêmico Heráclito Amâncio Pereira no ano de 1968. Foi também presidente da União Espírito Santense de Estudantes no período de 1964 a 1966.

Ingressou na carreira da magistratura em 1977. Atuou como membro do Tribunal Regional Eleitoral entre 1996 e 2000 na classe dos juízes. Foi presidente do Colégio Recursal dos Juizados Especiais no período de outubro de 2000 a outubro de 2002. Em 2003 foi promovido ao cargo de Desembargador. Foi Corregedor Geral da Justiça durante o biênio 2012/2013. Quando se aposentou, em 2015, ocupava o cargo de vice-presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

Vitória, 23 de novembro de 2017

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br