TJES e EMES concluem curso de capacitação do grupo de multiplicadores do SEI

Servidores tiveram a oportunidade de realizar em aula, a tramitação de um processo de compras, do termo de referência até a publicação do edital.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) em parceria com a Escola da Magistratura do Estado (EMES), concluiu, esta semana, a formação que capacitou um grupo de servidores do TJES a se tornarem multiplicadores de conhecimento sobre o Sistema Eletrônico de Informação, o SEI.

No último dia do curso, os servidores tiveram a oportunidade de realizar em aula, de maneira colaborativa, a tramitação de um processo de compras, do termo de referência até a publicação do edital.

O laboratório contou com representantes dos diversos setores do Tribunal de Justiça, que se revezaram na operação do sistema, para realizar os procedimentos da maneira mais próxima ao que será a sua utilização no dia a dia do Poder Judiciário.

Segundo a instrutora do curso, a Secretária de Tecnologia da Informação Christine Rossi, o grupo se encontra altamente motivado. Para Christine, não estão descartadas novas reuniões do grupo multiplicador para que sejam amadurecidas normas, melhores práticas e demais aspectos da implantação do SEI que afetem diretamente o usuário.

Thomas Soares, servidor da Coordenadoria de Compras, Licitação e Contratos, participou das aulas e aprovou o treinamento. Segundo ele, o curso foi suficiente para se ter uma visão geral do processo eletrônico, de suas funcionalidades e das vantagens dessa implantação no Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo.

Para Thomas, por se tratar de um sistema intuitivo, ele trará muitos ganhos à Administração: “o trâmite processual se tornará muito mais célere e eficiente, trazendo ganhos em produtividade e transparência, considerando que algumas de suas principais características são a tramitação em múltiplas unidades, possibilidade de acesso em qualquer dispositivo que possua internet e algumas funcionalidades específicas que simplificarão a instrução do processo e, por isso, aumentará a agilidade no processamento das informações”.

O Sei:

O SEI é um software de gestão de processos administrativos, que permite a tramitação virtual de expedientes, desde a criação, edição, assinatura, até o armazenamento. Dessa forma, o projeto elimina a limitação física do papel, gerando eficiência, economia de dinheiro público e transparência administrativa.

O SEI também permite o gerenciamento do acesso de usuários externos aos expedientes administrativos que lhes digam respeito, garantindo que tomem conhecimento do teor do processo e, por exemplo, assinem remotamente contratos e outros tipos de documentos.

Clique aqui para ter acesso a cursos, video-aulas, manuais e documentação sobre o sistema.

Vitória, 22 de setembro de 2017

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Texto: Thiago Lopes | thflopes@tjes.jus.br

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