TJES realiza mutirão DPVAT em Cachoeiro

DPVAT 280

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos atuará na Comarca nos próximos dias 13 e 14, das 8h30 às 18 horas. 

DPVAT 400 copiarO Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) – por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – promove o Mutirão do Seguro Obrigatório – DPVAT nos próximos dias 13 e 14, terça e quarta-feira, em Cachoeiro de Itapemirim, Sul do Estado.  O mutirão será realizado no período das 8h30 às 18 horas, no Fórum de Cachoeiro de Itapemirim, onde serão montadas cinco salas de conciliação e duas salas para perícias médicas, no Salão do Júri. Serão analisados cerca de 300 processos nos dois dias.

O DPVAT é um seguro concedido a pessoas vítimas de acidente de trânsito.  O objetivo do TJES com o mutirão, realizado em parceria com a Seguradora Líder, é solucionar através da conciliação entre as partes, ações que tenham por objetivo a cobrança de indenização a título de seguro obrigatório, que atende vítimas de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), com invalidez permanente ou parcial.

Com o objetivo de aplicar a política judiciária de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, visando à celeridade e efetividade na resolução da demanda, foi instituído no ano 2011 o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, sob a supervisão do desembargador Samuel Meira Brasil Júnior.  “Nos mutirões fomentamos a cultura da conciliação como forma alternativa de solução das demandas”, diz a coordenadora do Núcleo, Izabella Dalla Sily Casagrande.

 As audiências do Mutirão do Seguro Obrigatório – DPVAT em Cachoeiro serão realizadas durante dois dias, e contarão com equipe formada por juiz aposentado atuando como conciliador voluntário, conciliadores e analistas do Núcleo de Solução de Conflitos, estes últimos, treinados em mediação de conflitos de acordo com a Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de dois médicos peritos. Não havendo acordo entre as partes, a avaliação médica não substituirá a prova técnica já constante nos autos.

A homologação dos acordos competirá aos juízes de Direito designados pela presidência do Tribunal de Justiça para atuar no mutirão.

 

Serviço:

Data: 13 (terça) a 14 (quarta) de maio de 2014.
Local: Salão do Júri do Fórum de Cachoeiro de Itapemirim.

 

Vitória, 08 de maio de 2014

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES

Texto: Marcia Brito

mcbrito@tjes.jus.br

Tels.: 3334-2261 / 3334-2262

 

Andréa Resende

Assessora de Comunicação do TJES

Tel.: (27) 3334-2261

imprensa@tjes.jus.br

www.tjes.jus.br