Presidente do Tribunal de Justiça disponibiliza sala no TJES para a Defensoria Pública trabalhar nos plantões do Judiciário

Assinatura do convênio foi realizada nesta terça-feira (28/11) em solenidade que também entregou à Amages os gabinetes para os juízes plantonistas.

O Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Desembargador Annibal de Rezende Lima, e a Defensora Pública-Geral do Estado, Dra. Sandra Mara Vianna Fraga, assinaram, na tarde de hoje, um convênio, segundo o qual o Tribunal de Justiça disponibilizou uma sala para atuação dos Defensores Públicos durante os plantões judiciários realizados no “Palácio Renato de Mattos”.

Durante o ato, o Presidente do Tribunal de Justiça realizou a entrega simbólica de chaves para a Defensora Pública-Geral, Dra. Sandra Mara Vianna Fraga, e também para o Presidente da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages), Juiz de Direito Ezequiel Turíbio, que recebeu os gabinetes destinados aos Juízes plantonistas.

As duas salas, da Defensoria Pública e dos Magistrados, estão situadas no andar térreo do Tribunal de Justiça. O Presidente do Tribunal de Justiça pretende transferir o Plantão Judiciário, que atualmente ocorre no 1º andar do prédio, para o local, que vai oferecer mais segurança e acessibilidade.

O Subdefensor Público-Geral, Fábio Ribeiro Bittencourt, agradeceu ao Presidente do Tribunal de Justiça a iniciativa de ceder a sala, destacando que esse é um anseio antigo dos Defensores Públicos, de ter uma sala para que possam trabalhar com mais estrutura e prestar um melhor atendimento a quem procura a Defensoria Pública.

A Defensora Pública-Geral do Estado, Sandra Mara Vianna Fraga, também agradeceu ao Desembargador Annibal de Rezende Lima, destacando a parceria que a administração do TJES teve com a Defensoria nesses últimos dois anos: “Foi um presente ter o senhor como Presidente do TJES durante a minha gestão como Defensora Pública- Geral”.

A Drª Sandra Mara Vianna Fraga também destacou que a Sala da Defensoria Pública teve pintura de identificação da porta e uma parede pintada em grafite pelo reeducando Vinicius Torneri Abreu, que cumpre pena em regime semiaberto na Casa de Custódia de Vila Velha e realizou o trabalho em outros ambientes da Defensoria Pública no Estado.

O Presidente da Amages, Juiz de Direito Ezequiel Turíbio agradeceu, em nome dos Juízes, a disponibilização da sala para os Magistrados plantonistas e parabenizou o Presidente do TJES também pelo convênio com a Defensoria, destacando a importância da valorização e do fortalecimento da Defensoria Pública, “instituição essencial para o funcionamento da Justiça”, destacou o magistrado, lembrando que “a maior parte das pessoas atendidas durante o Plantão do Judiciário são pessoas que precisam do pronto atendimento de um defensor público”.

O Desembargador Annibal de Rezende Lima, Presidente do Tribunal de Justiça, disse que a disponibilização das salas para os Juízes de Direito plantonistas e para os Defensores Públicos que atuam nos plantões judiciários atende a uma antiga reivindicação dos Magistrados e dos Defensores Públicos.

Após a assinatura, todos foram conhecer as novas salas. O ato contou ainda com a presença do Vice-Presidente do TJES, Desembargador Fabio Clem de Oliveira, dos Juízes Assessores da Presidência, Anselmo Laranja e Fábio Brasil Nery, do Juiz de Direito Alexandre Farina, do Secretário-Geral do TJES, Dr. Marcelo Albuquerque, e de Defensores Públicos.

Vitória, 28 de novembro de 2017.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES

Texto: Maira Ferreira – mpferreira@tjes.jus.br

Andréa Resende

Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br

www.tjes.jus.br