Desembargador Paulo Luppi se despede do Tribunal de Justiça

des luppi despedida 280

Magistrado, que completou 70 anos na última segunda, atuou por 18 anos na Vara da Infância e da Juventude de Vitória.

des luppi despedida INT 400O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) realizou, na noite desta quinta-feira (23), a sessão solene de despedida do desembargador Paulo Roberto Luppi, que agora irá desfrutar sua aposentadoria. De todo o tempo em que atuou na magistratura capixaba, 18 anos foram dedicados à área da infância e da juventude.

Apesar da sessão de despedida do desembargador ter acontecido nesta quinta, o magistrado completou 70 anos na última segunda-feira (20). O ato de afastamento das atividades no TJES foi publicado na terça-feira (21) e vale até que a aposentadoria seja de fato efetivada.

Durante a solenidade, o desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa proferiu o discurso em homenagem aos anos de trabalho de Paulo Roberto Luppi. Muito emocionado, o atual Corregedor Geral da Justiça destacou que só compelido o colega de toga vai descansar.

“É o encerramento de uma longa e triunfante trajetória. Luppi tem os atributos próprios de um guerreiro. Felizmente tivemos julgadores como ele, atento aos anseios da sociedade e que ascendeu à magistratura em 1987, época em que a população clamava por democracia”, disse emocionado o desembargador Ronaldo Gonçalves.

O Corregedor frisou o legado que Paulo Luppi deixou na área da Infância e Juventude, onde atuou por quase 20 anos, e destacou a publicação do livro do colega: 111 perguntas sobre adoção, impresso com mais de 20 mil cópias. “O TJES perde um magistrado com prestígio no cenário nacional”, reforçou o colega.

Paulo Luppi foi agraciado com a Comenda Grã-Cruz do Mérito Judiciário, tendo em vista seu notável desempenho ao longo da carreira jurídica. A medalha foi entregue pelo desembargador Robson Albanez. Como homenagem, o desembargador também recebeu uma placa da Associação dos Magistrados do Espírito Santo.

Já a procuradora de Justiça do Estado, Licéa Maria de Moraes, falou em nome do Ministério Público do Espírito Santo e parabenizou o desembargador por seu desempenho na magistratura, enfatizando que Paulo Luppi marcou o Poder Judiciário de forma positiva.

Após receber as homenagens, o desembargador Paulo Roberto Luppi fez um breve, porém emocionado discurso. “Na última sexta-feira encerrou-se a contagem regressiva, com requintes de emoção, da minha vida profissional. No mesmo instante iniciou-se a contagem progressiva para um futuro ainda incerto, mas que certamente será bem vivido, até porque estarei bem mais próximo da família”, disse.

Luppi destacou os desafios da caminhada. “Persegui o tecnicismo legal sem, no entanto, eludir os aspectos sociais e subjetivos que muitas vezes interpuseram-se às lides, desafiando o magistrado ao exercício da justa flexibilidade”, refletiu.

Antes de encerrar o discurso o desembargador agradeceu aos familiares, que estavam presentes na solenidade, além daqueles que trabalhavam diretamente com ele no Tribunal.

Currículo

Paulo Roberto Luppi formou-se pela Faculdade de Direito de Colatina, atual Unesc, em 1971. Cursou pós-graduação em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Ingressou na carreira da magistratura em 1987, assumindo em 1995 a titularidade da Vara da Infância e da Juventude de Vitória, onde permaneceu até maio de 2014.

Foi promovido ao cargo de desembargador do TJES, por antiguidade e à unanimidade, em 30 de outubro de 2014. Paulo Luppi é membro efetivo do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo, do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente, do Comitê Gestor Estadual do Pacto “Um mundo para a criança e o adolescente do semiárido” e, ainda, do Fórum Nacional de Justiça Juvenil (Fonajuv).

Vitória, 23 de julho de 2015.


Informações à Imprensa:

Texto: Leonardo Quarto
Tel.: 3334-2261
laquarto@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: 27 3334-2262

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br