Poder Judiciário do Espírito Santo realiza curso de preparação para adoção em Viana

Os participantes receberam orientações da equipe técnica e ouviram depoimento de uma pessoa que já adotou.

A Vara da Infância e da Juventude de Viana realizou, na última segunda e terça-feira (02 e 03/10), o Programa de Preparação para Postulantes à Adoção. A ação, direcionada para pretendentes à adoção da Comarca, é obrigatória para as pessoas que desejam adotar e já ajuizaram ação, sendo um pré-requisito para a inscrição no Cadastro Nacional de Adoção (CNA/SIGA).

Durante a formação, desenvolvida pela equipe técnica da unidade judiciária, foram abordados temas como: mitos e verdades sobre adoção, motivação, acolhimento institucional, estágio de Convivência, Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e Sistema de Informação e Gerência da Adoção (SIGA), entre outros.

Segundo a assistente social Thatiane Teixeira Silva Franco, o curso permite que as pessoas avaliem a realidade das crianças que estão nos abrigos e revejam o perfil desejado, caso tenham interesse.

“As pessoas se surpreendem muito com o curso, pois percebem que o processo não é demorado, o tempo de espera na fila de adoção vai depender do perfil escolhido, se a pessoa quer adotar uma criança de 0 a 3 anos, vai esperar mais tempo, pois a maioria das crianças que estão nos abrigos são mais velhas”, destacou Thatiane.

Uma mãe, que adotou uma criança há pouco mais de um ano na Comarca, também deu seu depoimento durante o encontro e contou que, inicialmente, queria adotar uma criança sem condição especial de saúde, mas após receber orientações da equipe técnica, a família ampliou o perfil e adotou uma criança com condição de saúde curável. A assistente social da Vara da Infância e da Juventude de Viana explicou que, muitas vezes, a própria convivência familiar é capaz de melhorar as condições de saúde dessas crianças.

E para sensibilizar sobre a adoção tardia, foram exibidos, durante a formação, os vídeos da Campanha “Esperando por Você”. O projeto, criado pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo, por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA), tem o intuito de apresentar crianças e adolescentes que estão disponíveis para adoção no Estado, de uma forma diferente, sensível e esperançosa. Os pequenos mostram um pouco da personalidade, brincam, falam sobre o que gostam de estudar e o que desejam para o futuro.

A campanha surgiu como tentativa de mudar o cenário de adoção no Espírito Santo. Isso porque, ainda hoje o número de pretendentes é seis vezes maior que o de crianças e adolescentes disponíveis. No entanto, 86% têm mais de 08 anos de idade, 49% fazem parte de grupos de irmãos e 23,5% possuem alguma condição especial de saúde. Ou sejam pertencem a um espectro ainda preterido pelos aspirantes a pais e mães.

De maio até agora, o projeto Esperando por Você teve a participação de 21 crianças e adolescentes. Quinze deles tiveram propostas de adoção, 03 já estão em processo de adoção e 04 em processo de aproximação com pretendentes.

No youtube, os vídeos já mais de 50.000 visualizações. Até o momento, a equipe da CEJA recebeu 375 e-mails e aproximadamente 225 ligações telefônicas de pessoas interessadas em adotar as crianças e adolescentes, de 20 estados do Brasil e também de brasileiros residentes na Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Noruega, Tailândia, Inglaterra e Singapura.

Conheça a campanha! Acesse www.esperandoporvoce.com.br


Saiba mais

O programa preparatório é um dos pré-requisitos para a adoção. Mas, o primeiro passo para adotar é procurar o Juizado da sua cidade para inscrição no cadastro de habilitados. Em seguida, o interessado deverá se submeter a avaliação psicossocial e aguardar o deferimento ou indeferimento pela autoridade judiciária. Após o cadastro e a habilitação, o pretendente deverá esperar a oportunidade de conhecer uma criança ou adolescente com o perfil desejado.


Vitória, 04 de outubro de 2017

 

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br