Centro de Memória do Poder Judiciário recebe escaninho antigo da Comarca de Colatina

Objetos como este, resgatam a história e preservam a memória da Justiça do Espírito Santo.

 
O Centro de Memória do Poder Judiciário Estadual recebeu um novo objeto esta semana, um escaninho antigo que era utilizado na Comarca de Colatina. Objetos como este, contam um pouco da história do Judiciário Estadual e preservam a memória do Espírito Santo. 
 
O coordenador de Gestão da Informação Documental do Tribunal de Justiça, Fábio Buaiz de Lima, ressalta que esses objetos e documentos são importantes “não só para os servidores do Poder Judiciário, mas para toda a sociedade, que vem em busca da história do Poder Judiciário do Espírito Santo, em busca da história da sociedade capixaba, porque cada processo antigo, cada móvel e objeto retrata a realidade da época”. 
 
Buaiz alerta que magistrados e servidores também podem contribuir para o resgate dessa história ao comunicar a existência de qualquer objeto, móvel, quadro, documento, processo antigo ou com relevância histórica à Coordenadoria de Gestão da Informação Documental pelo e-mail: memoria-pjes@tjes.jus.br. Nenhum objeto ou documento deve ser descartado antes de consulta ao setor, que ficará responsável por recolher qualquer item que tenha valor histórico. 
 
Centro de Memória
 
Além da preservação da memória do estado, o Centro de Memória do Poder Judiciário do Espírito Santo, inaugurado em julho de 2015, também atende à Recomendação nº 37/2011 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário.
 
Os visitantes encontram, no Centro de Memória, artigo escrito por Ruy Barbosa em 1921, processos de 1890, um livro com a história dos presidentes do TJES de 1891 a 1995, além de um edital para concurso de juiz de São Mateus e Anchieta de 1720. 
 
Também é possível ver objetos, como uma urna de sorteio de Júri e um sino utilizado nos leilões em Praça Pública, na Comarca de Santa Teresa, e móveis do antigo Tribunal do Júri da Comarca de Colatina. 
 
O local pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas, no andar térreo do Tribunal de Justiça do Espírito Santo. 
 
Vitória, 06 de setembro de 2018
 
Informações à imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br
 
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
 
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br