Magistrados e servidores elaboram normas de segurança da informação

Comitê Gestor discutiu sobre a elaboração de normas que tratam do controle de acesso e da utilização de recursos.

Magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) participaram de reunião do Comitê Gestor de Segurança da Informação, no último dia 10, para discutir sobre a elaboração das primeiras normas, que tratam do controle de acesso e da utilização de recursos. A próxima reunião está agendada para o dia 16 de maio.

O Comitê é responsável pela elaboração da política de segurança da informação do Poder Judiciário Estadual, pela aprovação de normas e procedimentos específicos, e pela criação de um programa de conscientização para os usuários.

Os trabalhos desenvolvidos pelo Comitê ocorrem em cumprimento à Resolução 211 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário, e dispõe que cada órgão deve elaborar e aplicar política, gestão e processo a serem desenvolvidos em todos os níveis da instituição.

O Comitê é formado por representantes de diversas áreas do Poder Judiciário, pois a segurança da informação é uma questão ampla, que não envolve apenas o setor de tecnologia. Segundo a STI, geralmente, as falhas não ocorrem devido a problemas de sistema, mas devido à má utilização. E a segurança da informação só é garantida quando há a participação da tecnologia, de processos bem definidos e de pessoas conscientizadas.

Vitória, 12 de abril de 2017

Informações à imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br