Vara Única de Conceição do Castelo destina mais de R$ 299 mil para instalação de câmeras de monitoramento

O projeto foi apresentado pela Associação Social Filantrópica Conselho Interativo de Segurança (Conseg).

A Vara Única de Conceição do Castelo entregou, na última semana, alvará que destina o valor de R$299.585,09, proveniente de penas de prestação pecuniárias, para a instalação e operação de 16 câmeras de monitoramento, que serão instaladas em pontos estratégicos da cidade.

Os equipamentos também funcionarão como cerco inteligente e serão administrados pelo Batalhão da Polícia Militar, que poderá compartilhar dados em tempo real com outros órgãos, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil estadual, Ministério Público e Detran.

O juiz José Borges Teixeira Júnior, responsável pela destinação do recurso, lembrou que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, vem reforçando diariamente a importância do Poder Judiciário se debruçar em ações efetivas no combate à criminalidade.

“Este investimento, sobre ser capaz de atender diretamente a este escopo, possui como origem exatamente recursos provenientes de penas pecuniárias e transações penais decorrentes de ilícitos cometidos, de modo que o caráter reparador e preventivo se mostram como grandes diferenciais desta iniciativa, que recompõe ao Município de Conceição do Castelo parte dos danos causados pela prática do crime”, destacou o magistrado.

O projeto foi apresentado pela Associação Social Filantrópica Conselho Interativo de Segurança de Venda Nova do Imigrante e de Conceição do Castelo (Conseg), que após parecer da Central de Apoio Multidisciplinar da Justiça estadual (CAM) e do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), foi aprovado pelo juiz José Borges Teixeira Júnior.

Para o presidente da Conseg, Leonardo Paraíso Ferrari, a liberação do recurso é fundamental para que a instituição inicie a estruturação do videomonitoramento e do cerco inteligente no Município de Conceição do Castelo.

“O projeto, além de realizar toda a reestruturação da central de recebimento das imagens, contará com a instalação, inicial, de 16 câmeras com sistema integrado com a SESP. A conclusão do projeto acontecerá dentro de 90 dias, contados da entrega do alvará”, ressaltou Ferrari.

Ainda segundo a advogada da Conseg, Adelaine Velano, o projeto é medida crucial para fortalecer a segurança pública no Município e em todas as cidades limítrofes. “Essa iniciativa não apenas auxilia na prevenção e combate à criminalidade, mas também promove a sensação de segurança entre os moradores da região”, salientou a advogada..

Vitória, 07 de maio de 2024

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES