Convênio entre TJES e PM para ensinar sobre Lei

Violencia domestica lei MPenha 130

A cartilha sobre Lei Maria da Penha é voltada para crianças entre 10 e 12 anos.

Violencia domestica lei MPenha 400O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COMVIDES), e o Comando Geral da Polícia Militar do Espírito Santo, por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária, vão assinar um convênio para que policiais instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) ministrem palestras utilizando a cartilha “Conhecendo a Lei Maria da Penha”. A publicação será lançada oficialmente na próxima sexta-feira, dia 14, às 9h30, no Salão Pleno do TJES.

A cartilha, intitulada “Conhecendo a Lei Maria da Penha”, é voltada para crianças entre 10 e 12 anos e possui lições e atividades sobre a lei, destinada ao público infantil. A implementação deve ocorrer em cursos a serem ministrados para crianças da rede pública (municipal e estadual) e privada, em todo o Estado, quando o Proerd for aplicado.

Nesta sexta (14) pela manhã será realizada palestra da juíza Ilacéia Novaes, da Vara Especializada em Violência Doméstica de Vila Velha; e considerações da juíza Hermínia Maria Silveira Azoury, coordenadora Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica. À tarde ocorre palestra do diretor de Direitos Humanos e da Polícia Comunitária e coordenador Estadual do Proerd, capitão Walk Angelo Rufino.

A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340) foi criada no dia 7 de agosto de 2006. A cartilha, segundo a juíza Hermínia Maria Silveira Azoury, tem foco na prevenção. “Queremos quebrar um ciclo, pois crianças que presenciam a violência são as mais propensas a vivenciar esta situação no futuro – eles como agressores e elas como agredidas”, ressalta.

A criança deve ter corrigido um comportamento. A segunda parte da mudança deste processo é que ela possa alertar os pais sobre o comportamento. Mas esse já é um procedimento mais difícil, informa a magistrada. “Se houver mudança na própria criança já é um avanço”

 

 

SERVIÇO:

ASSINATURA DE CONVÊNIO E LANÇAMENTO DA CARTILHA DA LEI MARIA DA PENHA

Dia: sexta, 14 de novembro

Hora: 9h30

Local: São Pleno do Tribunal de Justiça do Espirito Santo – Rua Desembargador Homero Mafra, 60,  Enseada do Suá, Vitória.

 

 

Vitória, 10 de novembro de 2014

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Marcia Brito –    mcbrito@tjes.jus.br
Tels.: (27) 3334-2261 / 3334-2262

 Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br