1ª Vara da Fazenda Pública Municipal de Cachoeiro participa da Semana da Conciliação

Moradores que possuem dívidas relativas ao IPTU poderão negociar suas dívidas.

Nesta Semana Nacional da Conciliação, a 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal de Cachoeiro de Itapemirim realiza 320 audiências com os moradores do município que possuem dívida relativa ao IPTU – Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana. Apenas na última segunda-feira, a ação alcançou R$ 51 mil em acordos.

Segundo o juiz Robson Louzada Lopes, da 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal da Comarca, com a celebração do acordo, além de evitar o leilão do imóvel, o cidadão tem a possibilidade de negociar sua dívida e colaborar com a Prefeitura, pois o dinheiro dos impostos retorna para o município.

O magistrado também explicou que a ação da Semana da Conciliação será estendida até o dia 28/11, somando 1036 audiências relacionadas ao IPTU. A expectativa é que até o fim do mês a unidade judiciária chegue ao número de 800 mil reais em acordos.

O mutirão acontece das 14 às 16 horas, no cartório do Fórum Desembargador Horta Araújo, onde foram organizadas 08 estações de trabalho para receber os participantes, que foram intimados previamente. Entretanto, cidadãos que possuem outras dívidas com a Prefeitura, que ainda não estão ajuizadas, podem aproveitar para negociar o débito. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.

Saiba mais

A Semana Nacional da Conciliação é uma ação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), num esforço concentrado de todos os tribunais do país para conciliar o maior número de processos. No Espírito Santo, as atividades são organizadas pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – Nupemec, coordenado pela desembargadora Janete Vargas Simões.  

Vitória, 07 de novembro de 2018

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

foto: Divulgação / Comarca de Cachoeiro de Itapemirim