1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher participa de evento de saúde em Camburi

Ação do Programa “Maria da Penha Vai….” foi realizada no último domingo (28/4).

A 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, em parceria com Instituições da Rede de Atendimento à Mulher do Município de Vitória, participou, na Praia de Camburi, no último domingo (28/4), do Evento Sesi Saúde Total, que reuniu atividades gratuitas de saúde e de lazer para a população.

A unidade foi responsável, juntamente com a rede, por dois stands onde foram realizadas ações informativas e educativas vinculadas ao Programa “Maria da Penha Vai….”, com distribuição de panfletos informativos, troca de informações, bate papo e contação de histórias.

Segundo a assistente social Karla Soares Cordeiro, que atua na 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, essas atividades são extremamente importantes:

“Achamos importante conscientizar a população de que a violência doméstica é um fenômeno complexo, que atinge todas as pessoas independentemente da etnia ou da classe social. Nosso papel é levar essa informação, é fazer com que essa mulher ao chegar até a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, tenha o entendimento sobre os seus direitos e o que compõe a rede de assistência social do Município de Vitória. Então a gente faz os encaminhamentos e dá o apoio para que ela consiga se fortalecer e sair da situação de violência em que ela vive.”

Para a juíza da 1ª Vara Especializada, Brunella Faustini Baglioli, as parcerias para a realização de ações, como essa que aconteceu em Camburi, são fundamentais:

“É muito importante esse envolvimento dos diversos setores da sociedade. Temos hoje um movimento muito bem articulado com a Prefeitura Municipal de Vitória e suas diversas secretarias: de saúde, de assistência social, educação, direitos humanos, segurança. Assim como o Ministério Público Estadual e Polícia Civil. Está todo mundo caminhando junto nesse projeto. Estamos saindo das paredes dos prédios para ir para a rua informar, mostrar que estamos disponibilizando espaços e serviços para a mulher se desvincular do ciclo de violência”, destacou a magistrada.

Para a juíza, o fato de não ser uma luta de apenas um setor, mas de toda a sociedade pode fortalecer o movimento e trazer resultados positivos para toda a sociedade:

“Acho importante que população veja que estamos juntos nesse combate, que não é uma luta individual, mas uma luta coletiva para transformar a sociedade. Uma sociedade sem violência contra a mulher é uma sociedade que se liberta de uma série de problemas, dos desdobramentos que existem nas varas criminais, nas varas da infância e juventude e nas varas de família. Uma família bem estruturada, uma mulher protegida, fortalecida e respeitada vai trazer um resultado positivo para toda a sociedade”, concluiu.

O programa “Maria da Penha vai…” tem o objetivo de difundir conhecimento sobre o que contempla a Lei Maria da Penha, as formas de violência e o suporte que a mulher pode receber do Poder Judiciário e de instituições parceiras.

Vitória, 03 de maio de 2019.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br