Caminhada pelo Dia Nacional da Adoção reúne 200 pessoas

Caminhada adocao 130

O público tirou dúvidas sobre o tema e mostrou interesse no processo adotivo.

Caminhada adocao 760Um público participante formado por pessoas que já adotaram, outras que apoiam a causa e ainda aquelas que têm interesse no processo adotivo. Esta diversidade de participantes esteve na 1ª Caminhada da Adoção, realizada no último domingo (25), na Orla da Praia de Camburi, em Vitória. Cerca de 200 pessoas participaram do evento, realizado pelo Grupo de Apoio à Adoção de Vitória – Ciranda e pela Associação de Terapia Familiar do Espírito Santo (Atefes), com apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) e da Corregedoria Geral de Justiça, entre outros.

A Caminhada, realizada com o objetivo de sensibilizar, estimular e informar a sociedade sobre o tema, teve a presença de psicólogos e assistentes sociais do TJES que prestaram informação sobre o processo de adoção aos participantes que demonstraram interesse pelo processo adotivo. O evento deu início ao cronograma de atividades que se estende até o dia 30 em referência à data. A iniciativa é da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA), órgão da Corregedoria Geral de Justiça.

Para o Grupo de Trabalho sobre Adoção do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, as dúvidas sobre o assunto ainda são muito recorrentes, embora a adoção de crianças e adolescentes seja uma prática antiga. Dessa forma, responder aos questionamentos, buscar por informações, e compartilhar experiências são ações importantes para uma decisão consciente e segura daqueles que se dispõe a constituir uma família adotiva.

Cecília Mara Lemos, terapeuta de família da Atefes, afirmou que o objetivo de chamar atenção para o tema foi atendido. “Quando as pessoas se aproximam e participam querendo tirar dúvidas, mostrando o interesse pela adoção, nos sentimos satisfeitos com o resultado. Após este evento, vamos analisar se outros que abordem o assunto, como palestras, podem ajudar ainda mais a despertar o desejo pela adoção”.

Segundo dados da CEJA, atualmente, no Espírito Santo, foram cadastrados mais de 800 pretendes brasileiros à adoção, com habilitação válida, sendo que há 143 crianças e adolescentes acolhidos no Estado com processo de destituição transitado em julgado (aptas à adoção), em sua maioria maiores de 5 anos de idade.

Outras ações

Nesta segunda, dia 26, as atividades continuam. Acontece uma ação de divulgação, na Praça Sol Poente, em Colatina. Nesta ação, a Central de Apoio Multidisciplinar do município vai distribuir um informativo sobre o tema.

Na terça (27), a ação ficará por conta da Vara da Infância e Juventude de Viana, através de uma mobilização com a rede socioassistencial e de saúde sobre a temática da adoção. São esperados para o evento servidores do TJES de Viana e do Poder Executivo. O público também será contemplado com um informativo sobre adoção.

Já no dia 30, sexta-feira, acontece das 08 às 18 horas, a Capacitação “Um Novo Direito, um Novo Olhar: A acolhida de mulheres que entregam seus filhos para adoção”, com promoção do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), Supervisão e Coordenação das Varas da Infância e Juventude, Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) e Escola da Magistratura do Espírito Santo (EMES). Veja programação, voltada para magistrados e servidores do Poder Judiciário, abaixo. O evento será realizado no Salão Pleno do TJES. 

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 26/05 – Divulgação de material informativo sobre adoção à comunidade na Praça Sol Poente e na rua principal de Colatina

Dia 27/05 – Evento de mobilização com a rede socioassistencial e de saúde acerca da temática da adoção

De 27/05 a 30/05 – Divulgação de material informativo sobre adoção junto a rede e locais públicos

Dia 30/05 – Programação da Capacitação  “UM NOVO DIREITO, UM NOVO OLHAR: A acolhida de mulheres que entregam seus filhos para adoção”.

MANHÃ

08h00 – Credenciamento

08h30 – ABERTURA

09h00 – HISTÓRICO DO PROGRAMA MÃE LEGAL

            Palestrante – Élio Braz Mendes (Juiz Titular da 2ª Vara da Infância e Juventude      do Recife/TJPE)

09h30 – CONSTRUÇÃO DE LAÇOS PARA UMA REDE DE ATENÇÃO E CUIDADOS

            Palestrante – Élio Braz Mendes (Juiz Titular da 2ª Vara da Infância e Juventude      do Recife/TJPE) e Ana Cláudia Souza (Analista Judiciário/ Psicóloga da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife/TJPE)

10h00 – MUDANÇA DE PARADIGMA: Da Justiça Punitiva à Justiça que Acolhe

            Palestrantes – Élio Braz Mendes (Juiz Titular da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife/TJPE) e Ana Cláudia Nunis (Analista Judiciário/ Assistente Social da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife/TJPE)

11h15 – DEBATE

12h00 – ALMOÇO

TARDE

13h30 – A ACOLHIDA COMO CONTINENTE PARA ANGÚSTICA VIVENCIADA – O Papel da Equipe Psicossocial

            Palestrantes – Élio Braz Mendes (Juiz Titular da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife/TJPE), Ana Cláudia Souza (Analista Judiciário/ Psicóloga da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife/TJPE) e Ana Cláudia Nunis (Analista Judiciário/ Assistente Social da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife/TJPE)

14h30 – RESULTADOS E DESAFIOS ENCONTRADOS

Palestrantes – Élio Braz Mendes (Juiz Titular da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife/TJPE) e Ana Cláudia Souza (Analista Judiciário/ Psicóloga da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife/TJPE)

15h30 – DEBATE

16h00 – APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DE CASOS

Palestrantes – Élio Braz Mendes (Juiz Titular da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife/TJPE), Ana Cláudia Souza (Analista Judiciário/ Psicóloga da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife/TJPE) e Ana Cláudia Nunis (Analista Judiciário/ Assistente Social da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife/TJPE)

18h00 – Encerramento


 

 

Vitória, 26 de maio de 2014

Informações à imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Marcia Brito / Jessica Cardoso
mcbrito@tjes.jus.br“>mcbrito@tjes.jus.br
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br“>imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br