Curso forma mais 40 educadores sociais de abrigos

130a

Desde 2011, são cerca de 200 formandos no projeto Bem Formar para Bem Cuidar.

400aNa manhã desta terça (01), foi realizada a formatura da 7ª turma do Curso para Educador Social de Abrigo, que faz parte do projeto Bem Formar para Bem Cuidar. O objetivo é capacitá-los para que atuem com crianças e adolescentes em situação de acolhimento nos abrigos. Após 240 horas de curso, cerca de 42 alunos de Serra, Fundão, Cariacica, Vitória e Vila Velha receberam certificado em cerimônia que ocorreu no Lar Batista Albertine Meador, na Serra.

Segundo a coordenadora das Varas de Infância e Juventude, juíza Janete Pantaleão, o objetivo é levar o curso para as comarcas do interior do Estado, para que todas as instituições de acolhimento possam receber esta formação e atender as crianças institucionalizadas. “O curso aprimora a didática dos educadores, para que eles exerçam, da melhor forma possível, a função de serem responsáveis por crianças com histórias de vida delicadas, muitos com familiares vítimas do uso de drogas e da violência”.

Os alunos que se formaram atuam nos abrigos Centro de Atenção Psicossocial Mirim; Lar Semente do Amor; Inst Vida – Casa Lar Feminina; e Casa Lar Masculina e Lar Batista Albertine, todos da Serra; Centro de Atenção Psicossocial, de Fundão; e Casa Lar Feminina de Aribiri, de Vila Velha. Com esta turma são 227 os alunos que já passaram pelo Projeto Bem Formar, no Curso Educador Social, sendo que em 2011 foram 94; em 2012, 71; em 2013, 20; e em 2014, 42.

O curso, realizado pelo Lar Batista Albertine Meador, por meio do Projeto Bem Formar para Bem Cuidar, também tem a participação de alunos de outras instituições, como Pestalozzi e Centro de Recuperação para Mulheres (CER-Mulher), e é voltado para quem está atuando na área e para quem deseja atuar. Pessoas da comunidade, que se interessaram pelo curso, além de futuros profissionais que atuarão, tanto na área técnica, na gestão ou como educadores na ponta, também participaram e receberam o certificado. Um dos requisitos é ter acima de 25 anos.

O Projeto Bem Formar para Bem Cuidar tem outras ações, como grupo de fortalecimento dos abrigos; promoção do Seminário sobre a Criança e o Adolescente, sempre no mês de setembro; e Formação Continuada e Formação e capacitação da equipe do Lar Batista.

Foto: Lar Batista Albertine Meador

Vitória, 01 de julho de 2014

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Marcia Brito
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262
mcbrito@tjes.jus.br

Andrea Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: 27 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br