Coordenadoria de Serviços Psicossociais realiza ações para melhoria da saúde

Qualidade trabalho 280

A equipe trabalha pela criação de uma política de qualidade de vida no Judiciário do Estado do Espírito Santo.

Qualidade trabalho 400 copiarA Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS) do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) realiza, nessa sexta-feira (25), às 16 horas, mais um encontro do Grupo Corpo e Mente no Fórum de Vila Velha. O evento integra as atividades do Programa Saúde legal, que tem como objetivo a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida no Poder Judiciário Estadual (PJES). Além dessas ações, no entanto, há a necessidade da criação de uma política de qualidade de vida no âmbito do PJES.

Com este objetivo, uma Avaliação Diagnóstica de Qualidade de Vida no Trabalho, foi realizada de junho a novembro de 2013, no Palácio da Justiça e nas 69 Comarcas do Estado. Foram aplicados 35 questionários a magistrados e 995 questionários a servidores, estagiários e funcionários terceirizados. Esta avaliação consistiu na aplicação de seis questionários padronizados a uma amostra calculada para ser representativa da população do Poder Judiciário Estadual. Todos estes questionários já foram tabulados e estão em fase de analise estatística. A previsão é que no fim de agosto os dados sejam apresentados ao PJES e publicados no blog do Programa Qualidade de Vida no Trabalho http://qvtpjes.blogspot.com.br/.

Além desta avaliação, uma pesquisa de clima foi feita para identificar as opções de melhorias e o nível de satisfação dos trabalhadores. Esta pesquisa, que ainda está em fase de digitação para formação do banco de dados, foi aplicada a 3.340 pessoas, incluindo magistrados, servidores, estagiários e funcionários terceirizados.

O acompanhamento da ocorrência ou incidência de afastamentos nos últimos anos também tem sido objeto de análise da coordenadoria, que estuda alternativas para a promoção da qualidade de vida de magistrados e servidores. Para saber como vai a saúde dos trabalhadores do PJES, a equipe técnica da CSPS iniciou, ainda em 2010, a análise das licenças médicas, com dados fornecidos pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM). A partir de 2013, foi instituído um fluxo de registro de adoecimentos pela coordenadoria, por meio da análise manual dos processos de licenças médicas. Dessa forma, foi possível fazer o estudo completo de afastamentos.

Comitê

O lançamento oficial do Programa Qualidade de Vida acontecerá ainda este ano, com data a ser divulgada. No ato de lançamento do programa será oficializada a abertura de inscrições para formação de uma comissão permanente de Qualidade de Vida no trabalho do Poder Judiciário, a fim de nortear as ações e deliberações pautadas no programa. É necessário que a comissão tenha representantes de todas as partes do Estado, assim, o alcance de resultados será ainda maior.

Vitória, 24 de julho de 2014

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva e Danilo Ferraz |   elcrsilva@tjes.jus.br