Desembargadora leva estudantes para visita à UFI em Cariacica

unip 130As internas ainda receberam de juiz produtos de beleza doados em campanha.

unip 400

A desembargadora do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), e também professora da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Eliana Junqueira Munhós Ferreira levou, na última sexta-feira, 19, 15 alunos do terceiro período para uma visita à Unidade Feminina de Internação (UFI), em Cariacica Sede, Cariacica. O projeto, que visa divulgar a Cartilha do Adolescente no Sistema Socioeducativo elaborada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é desenvolvido em parceria pela Supervisão da Infância e da Juventude e pela FDV, nele ocorrendo troca de experiências entre os universitários e os internos. Ainda na ocasião, o juiz da 3ª Vara da Infância e da Juventude de Vitória, Vladson Couto Bittencourt, realizou uma inspeção técnica na estrutura física do local.

Os universitários reuniram-se com internas, além de terem participado do evento de entrega de um salão de beleza completo, fruto de doações após uma campanha iniciada pelo juiz Vladson Bittencourt.

Tendo como principal pano de fundo a afirmação da cidadania dos internos, ocorre a troca de vivência entre alunos do curso de Direito que cumprem o papel de esclarecer os direitos que os adolescentes possuem, mesmo estando em conflito com a lei, e o encontro é de grande importância como lição de cidadania para ambos os lados. Os estudantes saem com outra visão da vida, além de entenderem melhor como funciona o sistema de medidas socioeducativas no Estado.

Já os internos passam a saber da existência de direitos que possuem como cidadãos, sendo orientados, numa linguagem jovem e direta, sobre o posicionamento que devem ter para que sejam inseridos novamente no convívio social.

Para a desembargadora Eliana Munhós, a experiência proporcionada pelo encontro dessas duas realidades, totalmente distintas, é muito enriquecedora, pois, de acordo com a magistrada, há uma troca de impressões entre os alunos e os internos, causando-lhes um choque de realidade. A desembargadora ainda cita a esperança que enche os internos após a visita, dando-lhes, a partir das orientações recebidas dos estudantes, a possibilidade de vislumbrar um espaço na sociedade.

O universitário Lucas Peluso, 18 anos, considerou a experiência triste, e disse que gostaria que todos tivessem oportunidades iguais de acesso a direitos básicos da Constituição. Porém, o jovem acredita que ações como a proporcionada pelo encontro entre os jovens e os internos podem ser o caminho para um mundo mais cidadão e igual.

Já a interna J.B.S.,17 anos, acredita que essa seja a oportunidade para quebrar o preconceito com quem passa por medidas socioeducativas. A jovem acha que a sociedade ainda vê com maus olhos um adolescente em conflito com a lei que é reinserido no convívio social.

O juiz Vladson Bittencourt destacou que a principal lição que fica do encontro é que é possível mudar e sonhar. O magistrado ainda acredita que é possível sonhar com uma realidade com mais cidadania para os jovens que passam por medidas socioeducativas. Durante a visita, foram utilizadas e distribuídas cartilhas produzidas e enviadas pelo CNJ.

Realização de sonho

Dentro do programa de inspeção técnica da Unidade, o juiz Vladson Bittencourt também aproveitou a ocasião da visita da turma de alunos da FDV para entregar, como uma surpresa às internas, um salão de beleza completo. Com produtos vindos de doações após campanha feita em uma rede social, o magistrado arrecadou mais que o esperado, lotando o espaço onde as meninas cuidam da beleza de cremes, esmaltes, secadores, pranchas alisadoras e outros produtos de beleza.

Vitória, 23 de junho de 2015.

Informações à imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tiago Oliveira – tiaoliveira@tjes.jus.br
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br