Círculo Restaurativo Virtual pacifica conflito entre mãe e filho em Vila Velha

A prática aconteceu por vídeochamada. Ao final do círculo, o adolescente se comprometeu a mudar de postura e respeitar a mãe.

A 2ª Vara da Infância e Juventude de Vila Velha, que atua em processos decorrentes de atos infracionais, realizou com sucesso o primeiro Círculo Restaurativo Virtual. A experiência promoveu  a conciliação entre mãe e filho, em um caso de violência doméstica.

Após fazer uso de drogas, o adolescente de 15 anos agrediu fisicamente a mãe. Ao receber o processo, o juiz Marcelo Soares Cunha analisou o fato, o perfil dos envolvidos, e enxergou a oportunidade de aplicar o círculo restaurativo.  E fez, então, a proposta às partes.

“A voluntariedade é um elemento fundamental para a realização do círculo. Se uma das partes não quiser participar, não funciona”, ressaltou o magistrado.

Filho e mãe aceitaram o convite e, diante da pandemia, o círculo foi realizado de forma remota, por videochamada de whatsappp. A assistente social da vara, Nely Ferreira Rabelo Setúbal, que atuou como facilitadora do diálogo, explica como a prática foi adaptada para a realidade virtual:

“O centro do Círculo, que normalmente fica no chão, foi colado em uma parede branca. Nele, foram inseridos elementos simbolizando paz, amor, luz e inteligência. Também falamos sobre a importância da família. E ao pedir as partes para dizerem palavras que representassem aquele momento, a mãe disse amor. O menino disse fé”.

Juntos, os participantes construíram um termo em que o adolescente se comprometeu a mudar de postura, parar de usar drogas e respeitar os horários estabelecidos pela mãe. A equipe técnica vai acompanhar o caso pelos próximos meses para confirmar o cumprimento do acordo.

Para o juiz, mais do que mostrar quem é culpado na história, os círculos restaurativos ajudam a encontrar a pacificação familiar e comunitária:

“Nos círculos conseguimos fazer com que as pessoas desabafem sobre suas mágoas e dores decorrentes do ato infracional praticado. As partes ficam em pé de igualdade, e conseguem escutar as razões e os porquês umas das outras”.

Na próxima semana a vara realizará mais um círculo virtual, para tentar resgatar a amizade entre dois adolescentes que se envolveram em uma briga.  O agressor quer pedir perdão à vítima .

Vitória, 02 de julho de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br