Comissão realiza diagnóstico de acessibilidade

Reuniao acessibilidade marco2015 280

A Comissão comemorou processo de aquisição de carro adaptado, que está em fase de cotação.

Reuniao acessibilidade marco2015 400A Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade do Poder Judiciário do Espírito Santo (PJES) se reuniu na tarde desta quarta-feira (25) para traçar suas ações para os próximos meses. O grupo se dedica, atualmente, à construção de um diagnóstico de acessibilidade, que verificará a adequação dos prédios e o perfil dos servidores com deficiência.

Um dos pontos debatidos durante a reunião foi a necessidade de tornar mais “acessíveis” a contratação de serviços e a aquisição de bens pelo PJES. A Comissão comemorou processo de aquisição de carro adaptado pelo Tribunal de Justiça, que está em fase de cotação de preço. Hoje, um servidor cadeirante, por exemplo, precisa da ajuda de um motorista para entrar e sair do carro quando realiza serviços externos.

Além dos servidores do PJES, o presidente da Comissão de Acessibilidade do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES) João Estêvão Silveira Filho também participou da reunião. Ele lembra que, de acordo com o último Censo do IBGE, um milhão de pessoas têm algum tipo de deficiência no Estado. E que a adequação dos órgãos públicos para atender essas pessoas com deficiência, incluindo seus próprios servidores, é um processo.

A Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade do Poder Judiciário do Estadual foi instituída por meio do Ato Normativo nº 13/2010. O grupo pode ser contatado pelo e-mail: acessibilidade@tjes.jus.br.

  

Vitória, 25 de março de 2015

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br