CSPS orienta sobre cuidados com a saúde mental em tempos de isolamento

A psicóloga Giovana Dantas comenta o assunto no Just Talk, o Podcast do TJES.

No momento em que o Poder Judiciário trabalha de forma remota para evitar a propagação do novo coronavírus, a Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde do TJES vem orientando servidores e magistrados sobre cuidados com a saúde mental.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 9,3% da população brasileira apresenta algum tipo de transtorno de ansiedade. E para a equipe da CSPS, durante o isolamento social é imprescindível fortalecer a saúde mental.

A psicóloga Giovana Dantas se aprofundou no assunto em entrevista ao Just Talk, o podcast do TJES. Uma dica para evitar desgastes psicológicos é expressar as emoções e manter o diálogo: “É importante que a família converse. Que cada membro dê sua parcela de contribuição para que todos possam conviver de maneira mais harmônica”.

A organização do tempo também é essencial. É preciso estabelecer momentos para acessar canais confiáveis de informação, momentos de trabalho, de aprendizado e lazer: “Não podemos focar o nosso dia apenas nas notícias sobre coronavírus.  É adoecedor. Precisamos de atividades que nos fazem bem, praticar exercícios físicos, fazer cursos online, assistir filmes e ler livros”, exemplifica a psicóloga.

Para as pessoas que moram sozinhas, Giovana destaca que é preciso ter cuidado com a solidão e usar a tecnologia como aliada. “A solidão é um dos maiores vilões do sofrimento e do adoecimento psicológico. Uma dica é manter o contato com outras pessoas, seja por meio de chamadas de vídeo ou jogos virtuais em grupo”.

Ouça aqui a entrevista na íntegra.

Todos os conteúdos informativos da CSPS sobre cuidados pessoais diversos são enviados por e-mail para servidores e magistrados e também ficam disponíveis aqui no site do tjes.

Serviço 

A equipe da CSPS-SGP está à disposição através do email csps@tjes.jus.br. E por telefone, se necessário. Moradores de Vitória que precisarem de suporte emocional podem contar com a linha aberta do instituto Acalanto. Telefone: (27) 99858-8280

Vitória, 06 de abril de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle (com informações da CSPS) | tsvalle@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br