Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Espírito Santo realiza homenagem a ex-corregedores

Os Desembargadores aposentados Carlos Henrique Rios do Amaral e Carlos Roberto Mignone tiveram suas fotografias inauguradas na galeria de ex-corregedores na sede da CGJES.

A Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Espírito Santo (CGJES) realizou, na tarde desta quinta-feira (09/11), uma cerimônia de homenagem aos Desembargadores aposentados Carlos Henrique Rios do Amaral e Carlos Roberto Mignone, por ocasião da inauguração de suas fotografias no mural de ex-corregedores do edifício da CGJES.

Compuseram a mesa de honra o Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Desembargador Annibal de Rezende Lima, o Vice-Presidente do TJES, Desembargador Fabio Clem de Oliveira, o Vice-Corregedor Geral da Justiça, Desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado, Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama.

A cerimônia contou, ainda, com a presença do Juiz de Direito Carlos Henrique Rios do Amaral Filho, que representou seu pai, corregedor durante o biênio 2012/2013, e o Desembargador aposentado, Carlos Roberto Mignone, corregedor durante o biênio 2014/2015, homenageado na solenidade.

A mesa de honra foi presidida pelo atual Corregedor Geral da Justiça, Desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, que destacou o legado dos homenageados:

“Os ilustres colegas deixaram um legado estrutural e humano na CGJES imprescindível para a continuidade eficiente e satisfatória dos trabalhos implementados, mantidos e aperfeiçoados ao longo das gestões anteriores e subsequentes”.

Em seu discurso, o atual Corregedor destacou que o Desembargador Carlos Henrique Rios do Amaral, desde os tempos de Presidente do Diretório Acadêmico da UFES (na década de 60), sempre demonstrou “desenvoltura e eloquência, sem perder a irreverência”, no trato com as pessoas.

Para Carlos Henrique Rios do Amaral Filho, a cerimônia é um momento de muita emoção, pois seu pai sempre foi um motivo de orgulho para toda sua família, por sua dedicação e ética como magistrado e pela preocupação que sempre teve com a união e integração de todos que trabalhavam na corregedoria, servidores e juízes, “especialmente no sentido de orientar os juízes em momentos de crise, dando uma palavra de afago e atenção a todos que dele precisaram”, destacou.

Sobre a gestão do Desembargador Carlos Roberto Mignone, o atual Corregedor destacou o aprimoramento de uma cultura de intensificação das correições ordinárias e extraordinárias diante das progressivas metas do CNJ.

“Revela-se necessário e justo reconhecer que a atuação do eminente colega contribuiu, de maneira determinante, para o aprimoramento de instrumentos maciçamente utilizados na nossa prática hodierna, por exemplo, em relação às chamadas correições virtuais, que permitiram um avanço imensurável para o exercício do controle por meio da CGJES”, afirmou o Corregedor.

Para o homenageado, a cerimônia foi uma oportunidade muito prazerosa de reencontrar os amigos. O desembargador também expressou sua satisfação em saber que sua imagem está perpetuada no mural de ex-corregedores: “Estou seguramente em boa companhia”, destacou.

Vitória, 10 de novembro de 2017.

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES

Texto: Thiago Lopes | thflopes@tjes.jus.br

Andréa Resende

Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br

www.tjes.jus.br