Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama assume a Presidência do TJES

O vice-presidente Ney Batista Coutinho, o corregedor-geral da Justiça Samuel Meira Brasil Júnior e o vice-corregedor Carlos Simões Fonseca também foram empossados em cerimônia realizada nesta segunda-feira, 11 de dezembro.

A nova mesa diretora, que conduzirá o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) no Biênio 2018/2019, foi empossada em Sessão Solene, realizada na tarde desta segunda-feira (11), no Salão do Tribunal Pleno do Palácio Renato de Mattos. O Presidente, Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama; o Vice-Presidente, Desembargador Ney Batista Coutinho; o Corregedor Geral da Justiça, Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior; e o Vice-Corregedor, Desembargador destadeCarlos Simões Fonseca, conduzirão o órgão nos próximos dois anos.

Uma cerimônia militar, que marcou o início da solenidade, aconteceu à rua Desembargador Homero Mafra, em frente a sede do TJES. Seguindo o rito do protocolo, o Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama passou em revista à tropa da Polícia Militar, acompanhando o Governador do Estado, Paulo Hartung.

Em seguida, foi realizada a Sessão Solene de posse da nova mesa diretora, quando o Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama foi conduzido ao plenário pelos Desembargadores Adalto Dias Tristão e Elisabeth Lordes, o mais antigo e a mais nova integrante da casa. A solenidade, muito concorrida, contou com a presença de dezenas de autoridades, empresários, amigos e familiares.

Após a Execução do Hino Nacional e do Hino do Estado do Espírito Santo pela Banda de Música da Polícia Militar, o Desembargador Annibal de Rezende Lima fez seu discurso de despedida da Presidência do Tribunal de Justiça, quando lembrou de todas as dificuldades e conquistas alcançadas em sua gestão.

Com palavras de elogio ao novo dirigente, o Desembargador Annibal de Rezende Lima transmitiu o cargo de presidente do Tribunal de Justiça para o Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama. “Desejo ao estimado e fraterno colega Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama seja ele muito feliz, pessoal e funcionalmente, à frente do Poder Judiciário Estadual e, ao concluir seu biênio, tenha a agradável sensação do dever exemplarmente cumprido”, ressaltou o Desembargador.

Em seguida, o novo Presidente deu posse ao Vice-Presidente, Desembargador Ney Batista Coutinho; ao Corregedor Geral da Justiça, Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior; e ao Vice-Corregedor, Desembargador Carlos Simões Fonseca.

A saudação aos novos dirigentes ficou sob a responsabilidade do Desembargador Adalto Dias Tristão, que desejou aos novos membros da mesa diretora uma excelente gestão, eficiente, serena e profícua.

“Não formulo aos novos gestores votos de uma administração sem problemas, em céu de brigadeiro. Formulo sim sinceros desejos de que os desafios, os problemas que certamente surgirão sejam vencidos, sejam ultrapassados, com muito equilíbrio, bom senso e muita coragem”, disse o decano da Corte.

Os novos dirigentes desempenharam as mais diversas funções, nas mais variadas cidades, conhecendo a realidade das Comarcas, conhecem na teoria e na prática, vivenciaram as dificuldades que afligem magistrados, membros do Ministério Público, servidores e, principalmente, os jurisdicionados.

O novo Presidente, Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, destacou que o maior desafio de sua gestão será fortalecer, qualificar e prestigiar a atividade-fim do Poder Judiciário, que é solucionar os conflitos, mediante a prestação de uma tutela jurisdicional justa e efetiva, observada a razoável duração do processo.

“Não descansarei um segundo sequer, enquanto houver providências e medidas administrativas que possam impulsionar a atividade jurisdicional no âmbito da Justiça Estadual do 1º e do 2º grau. Esse será o meu maior desafio como gestor do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo”, afirmou o novo Presidente do TJES.

Compuseram a mesa de honra da solenidade o Governador Paulo Hartung; o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Erick Musso; o Senador Ricardo Ferraço; o Prefeito de Vitória, Luciano Rezende; a Procuradora-Geral de Justiça, Elda Márcia Moraes Spedo; o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), Homero Junger Mafra; o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Desembargador Mário Cantarino Neto; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Conselheiro Sérgio Aboudib; a Diretora do Foro da Justiça Federal no Espírito Santo, a Juíza Federal Cristiane Conde Chmatalik; e o Presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça, Desembargador Pedro Bittencourt.

Vitória, 11 de dezembro de 2017

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br