Jaguaré recebeu pauta concentrada de mediação e conciliação de processos

Grupo de pessoas posa para foto dentro de um salão do juri

Ação buscou solucionar conflitos de forma consensual entre as partes.

Uma pauta concentrada de processos das áreas cível, comercial e de família aconteceu na última semana, de 18 a 22/11, na Comarca de Jaguaré, com o objetivo de solucionar os conflitos de forma consensual entre as partes.

As sessões de mediação e conciliação foram realizadas pela equipe de trabalho instituída pelo Ato Normativo nº 163/2019, composta pelos servidores: Izabella Dalla Sily Casagrande, Adriana Paiva Klawa Cau, Débora Cristina Cruz Chaves Rosa, Luciene Martins de Souza, Michelli Pagotto Croscopp, Roberto Carlos Moreira Braga e Sabbrina Kelly de Oliveira.

A supervisão da Pauta Concentrada ficou sob a responsabilidade do juiz Thiago Albani Oliveira Galvêas. Para o magistrado, a pauta concentrada foi um sucesso, pois obteve a solução de mais de 50% de processos, complexos e que tramitavam há anos na Comarca.

“O clima dentro do Fórum de Jaguaré, com o acolhimento feito pela equipe do Fórum e do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) foi muito positivo. Eu tenho certeza que advogados e partes saíram muito satisfeitos, porque tiveram seus casos resolvidos ou porque se sentiram ouvidos”, ressaltou o juiz Thiago Albani.

Nos casos em que foram homologados acordos, os processos foram arquivados imediatamente. Já nos casos em que as partes não chegaram a um consenso, os processos terão preferência no julgamento, respeitadas as prioridades legais.

A iniciativa reforça a política de pacificação social e de solução de conflitos de forma consensual entre as partes, atendendo à Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao Novo Código de Processo Civil e à Lei de Mediação.

Atualmente, o TJES possui mais de 150 mediadores cadastrados, que, após a formação, podem atuar nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) do Poder Judiciário Estadual.

Na página do Nupemec, no site do TJES, você encontra essas e outras informações sobre como conciliar. No site, também é possível ter acesso à Plataforma www.consumidor.gov.br, que é um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet. Na plataforma, o cidadão pode se comunicar diretamente com as empresas participantes, que se comprometem a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.

Vitória, 27 de novembro de 2019

 

 

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