Juíza do TJES participa de abertura da primeira turma Pronatec para o sistema prisional

uma mulher de pele branca, de estatura mediana, com cabelos pretos e vestindo saia verde e camisa branca fala em um microfone. Frente à ela está um púlpito de madeira e, ao fundo, uma cortina na cor preta.

Magistrada Patrícia Faroni elogia iniciativa que, num primeiro momento, vai capacitar 23 internos da PSVV, no complexo do Xuri.

A juíza da Vara de Execuções Penais de Vila Velha, Patrícia Faroni, participou, nessa segunda-feira (14/6), da solenidade de abertura da primeira turma do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) voltada ao sistema prisional, promovida pela Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) e pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides).

Ao todo, 23 internos custodiados na Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV), no Complexo de Xuri, participam do curso de Assistente de Controle de Qualidade. A capacitação, com carga horária de 180 horas, aplica ferramentas de qualidade para a melhoria da produtividade e satisfação dos clientes.

Segundo o secretário de Estado da Justiça, Marcello Paiva de Mello, a oferta de cursos profissionalizantes ao Sistema Prisional é uma forma de reinserção social.

“Os cursos do Pronatec são de qualidade e darão a cada um dos participantes condições de ingressar no mercado de trabalho, após o cumprimento da pena. É uma chance de recomeço para todos”.

Marcello Paiva de Mello, secretário de Estado da Justiça

A expectativa da Sejus e da Sectides, é ofertar mais de 1.560 vagas aos apenados até 2023. Desse quantitativo, 880 vagas serão disponibilizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com vagas de cursos destinadas aos detentos, egressos e seus familiares.

A subsecretária de Estado de Educação Profissional, Solange Batista, ressaltou que a Educação Profissional prepara os jovens para o mundo do trabalho. “Hoje, abrimos aqui na PSVV a primeira turma do curso de Assistente de Controle de Qualidade do Pronatec. Quem se qualifica tem mais chances de competir no mercado e esta é uma oportunidade para esses jovens adquirirem um ofício, capaz de transformar suas vidas”, afirmou Solange Batista.

Mateus Piassi está preso há seis anos. Atualmente, ele cumpre pena na Penitenciária Semiaberta de Vila Velha e faz parte da primeira turma de Assistente de Controle de Qualidade ofertada pelo Pronatec. Segundo ele, as expectativas para adquirir um novo ofício são grandes.

“Nesse período em que estou preso, conclui o Ensino Médio no sistema, e esta é mais uma oportunidade de me qualificar. Está sendo um orgulho para mim fazer parte da primeira turma, pois vejo um mundo de possibilidades lá fora, uma forma de competir igualmente com o mercado e aprender um ofício”, destacou Mateus.

quatro pessoas de pele branca posam para a foto, sendo duas mulheres e dois homens. Eles estão de pé e, ao fundo, sentados em carteiras afastadas estão vários internos do sistema prisional. Todos na foto estão de máscara.

A juíza Patricia Faroni elogiou a iniciativa e ressaltou que os internos devem aproveitar a oportunidade de serem os pioneiros na capacitação profissional. “Ofertar capacitação profissional ao Sistema Penitenciário é alavancar possibilidades de ressocialização. Abracem esta oportunidade, se dediquem e tenham vontade de transformação. Vocês podem sair do sistema prisional de cabeça erguida, com chance de competir igualmente lá fora, no mercado de trabalho. Basta querer se transformar, ter respeito pelo próximo a fim de alcançar o respeito da sociedade”, incentivou a magistrada.

Vitória, 15 de junho de 2021

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira (com informações da Sejus) | mpferreira@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br