Justiça Volante realiza 259 acordos em casos de acidentes de trânsito

justica volante especial

A Justiça Volante atende chamados relacionados a acidentes, sem vítimas, com veículos automotores.

justica volante especial 400O 3º Juizado Especial Civil – Justiça Volante do Tribunal de Justiça teve 758 processos abertos na Vara em 2013 e 259 acordos foram homologados. Isto significa que em 34,16% das audiências as situações foram resolvidas com acordo.

Os casos não resolvidos por meio de conciliação são encaminhados para audiência de instrução e julgamento, com prazo de 30 dias em média, conforme sistema de processos eletrônicos (Projudi-ES).

A Justiça Volante pode ser acionada por meio do telefone 190, do Centro Integrado Operacional de Defesa Social  (CIODES), que pedirá o atendimento pela Viatura da Justiça Volante. O serviço é gratuito, com horário de atendimento das 08 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, com abrangência na Grande Vitória.

A Justiça Volante foi criada em 27 de junho de 1995, e desde então tem sido um serviço muito bem aceito pela população, cuja finalidade é aproximar a Justiça do povo, dando prioridade ao bom atendimento e a celeridade nos processos. A Justiça Volante atende chamados relacionados a acidentes, sem vítimas, com veículos automotores, como carros, caminhões e ônibus.

O cidadão que não for atendido no local do acidente por motivos diversos, poderá comparecer ao cartório do 3º Juizado Especial Cível de Vitória – Justiça Volante, com a documentação competente, independente de estar acompanhado de advogado (nas causas de valor inferior a 20 salários mínimos). Quando superior a este valor, deverá estar acompanhado de advogado. O cidadão pode propor uma ação de ressarcimento de danos, de forma simples e prática, sem burocracia.

Servico Just Itinerante 740

 

Vitória, 21 de janeiro de 2014

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Marcia Brito
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262
mcbrito@tjes.jus.br

Andrea Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: 27 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br