Levar a Lei Maria da Penha para as empresas é tema de seminário realizado no Tribunal de Justiça do Espírito Santo

Mesa de abertura do evento Maria da Penha vai às Empresas realizado no salão do Tribunal Pleno do TJES.

Evento discutiu papel das instituições privadas em parceria com a rede pública no empoderamento econômico de mulheres.

A Lei Maria da Penha foi às empresas nesta sexta-feira (29/03), para discutir o papel das instituições privadas, em parceria com a rede pública, no empoderamento econômico de mulheres, na promoção da equidade de gênero, na prevenção da violência contra a mulher e na criação de mecanismos de proteção.

Os assuntos foram debatidos no Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), durante o 1º Seminário Maria da Penha vai às Empresas, uma iniciativa da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Vitória, em parceria com a Prefeitura Municipal, a Promotoria da Mulher e a Delegacia de Atendimento à Mulher, com o apoio da Escola da Magistratura (Emes) e do Sindijudiciário.

A juíza titular da Vara Especializada de Vitória, Brunela Faustini Bagliolli, explicou que o projeto de levar a Maria da Penha a diversos espaços, que teve início no último ano, surgiu da necessidade de promover a equidade de gênero e um enfrentamento à violência doméstica. “Esse projeto com as empresas visa conscientizar e conclamar todos a levantar essa bandeira, essa luta, que tem reflexos muito sérios na nossa sociedade”, ressaltou a magistrada.

O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória, Bruno Toledo, ressaltou que: “Este seminário é apenas mais uma etapa de um grandioso projeto, que dialoga diretamente com aquilo que deve ser a gestão pública contemporânea – a gestão pública contemporânea exige que todos os órgãos estejam absolutamente integrados para as respostas que os fenômenos complexos da modernidade exigem, e o caso da violência contra a mulher, especialmente as questões ligadas ao gênero, integram-se dentro desses fenômenos”, disse.

O evento teve a presença do desembargador Ney Batista Coutinho, vice-presidente do TJES, que participou da abertura do seminário e destacou que a violência doméstica é um tema que deve ser discutido em todos os lugares. “É preciso que haja uma ação constante, não só dos poderes constituídos, mas de toda a sociedade”, disse o desembargador.

A programação foi organizada em duas mesas redondas. A primeira trouxe o tema “Empoderamento de mulheres, violência de gênero e suas interseccionalidades”, com a participação da juíza da 1ª Vara Especializada de Vitória, Brunela Faustini Bagliolli; da mestra em política social pela Ufes e assistente social do TJES, Emily Marques Tenorio; e da diretora executiva da Selecta Consultoria e mestre em administração estratégica pela Fucape, Vânia Goulart. O mediador dos trabalhos foi o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória.

Emily Marques, que recentemente lançou o livro “Lei Maria da Penha e Medidas de Proteção: entre a polícia e as políticas”, apresentou diversas pesquisas sobre a violência contra a mulher, e propôs uma reflexão sobre necessidade da mulher conseguir autonomia por meio do seu trabalho, como são pensadas as profissões e a atual divisão social do trabalho. Como alternativa, a palestrante defendeu a prevenção.

A segunda mesa redonda da tarde, com o tema “Contribuição das empresas para a promoção da equidade de gênero, inclusão no mercado de trabalho e prevenção da violência contra as mulheres”, foi coordenada pela promotora de Justiça do Ministério Público Estadual (MPES), Suely Lima e Silva.

Os convidados para este debate foram: o juiz de Direito do TJSP, Mario Rubens Assumpção; a gerente-geral do Sicoob Servidores, Roberta Cristina Bispo de Carvalho e a gerente de Gestão de Pessoas da Arcelor Mittal Tubarão, Juliana Oliveira Almeida.

O magistrado do estado de São Paulo apresentou o Programa Tem Saída, que encaminha mulheres vítimas de violência atendidas pelo sistema de Justiça para seleção em vagas de emprego, para que alcancem sua autonomia financeira. A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, OAB-SP e ONU Mulheres.

Já as palestrantes Roberta e Juliana contaram um pouco sobre o dia a dia em suas instituições, a Sicoob Servidores e a Arcelor Mittal Tubarão, respectivamente, e sobre suas iniciativas para promover a igualdade de gênero.

No último ano, a Arcelor Mittal Tubarão recebeu o ônibus rosa do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente. Na oportunidade, mais de 5 mil funcionários puderam conhecer o trabalho do Juizado, receber orientações e tirar dúvidas sobre as diversas formas de violência doméstica e familiar.

Mesa de Abertura

Além do vice-presidente do TJES, e de palestrantes convidados para o evento, participaram da mesa de abertura: a presidente do TRT da 17ª região, desembargadora Ana Paula Tauceda Branco; o subprocurador geral de Justiça, Josemar Moreira; o procurador regional do trabalho, Levi Seatolin; a delegada da Delegacia da Mulher de Vitória, Juliana Santos Zaad; a coordenadora estadual da mulher em situação de violência doméstica e familiar do TJES, juíza Hermínia Azoury; e a representante do Sindijudiciário Valquíria Lopes de Oliveira; e a representante da Ufes Débora Provetti Nacari.

Vitória, 29 de março de 2019

 

 

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br