Poder Judiciário realiza curso de preparação para 60 pretendentes à adoção da Serra

O curso é obrigatório para as pessoas que desejam adotar e um pré-requisito para a inscrição no Cadastro Nacional de Adoção.

A 1ª Vara da Infância e da Juventude da Serra finaliza, neste sábado (11/11), a segunda edição do Curso de Preparação para Habilitação à Adoção. Neste último encontro, os 60 pretendentes à adoção farão uma visita privada a um abrigo, para conhecerem a realidade das crianças aptas para adoção no Estado. Também haverá um momento em que famílias que já adotaram vão contar um pouco sobre suas histórias. O curso é obrigatório para quem deseja adotar, sendo um pré-requisito para a inscrição no Cadastro Nacional de Adoção (CNA/SIGA).

Outras duas reuniões foram realizadas na última terça-feira (07/11) e no dia 31/10 (terça-feira), no auditório do CRAS de Laranjeiras. Durante a formação, desenvolvida pela equipe técnica da unidade judiciária, foram abordados temas como: aspectos legais do processo de adoção, motivação e expectativas, entre outros. O curso também contou com a participação da assistente social Flowrency Leilany Saldanha Pacheco, uma das fundadoras do Grupo de Apoio à Adoção Mãos Amigas (GAAMA), e da psicóloga Hildiceia Santos Afonso.

Segundo a assistente social da 1ª Vara da Infância e da Juventude da Serra Marcela Silveira Costa, a realização dos cursos de preparação de pretendentes à adoção tem contribuído para a realização recente de adoções na Vara de crianças e adolescentes com perfis preteridos pelos pretendentes em geral, como adoções de crianças com idade acima de 08 anos, assim como de adolescentes, grupos de irmãos, além de crianças com condição especial de saúde.

“A 1ª Vara da Infância e Juventude da Serra possui um histórico de trabalho voltado para as adoções tardias, o que tem possibilitado essa mudança do perfil do filho desejado pelos pretendentes, sendo observada a sua flexibilização e a melhor compreensão da realidade vivenciada pelas instituições de acolhimento”, destacou Marcela.

Isso porque, ainda hoje o número de pretendentes é seis vezes maior que o de crianças e adolescentes disponíveis. No entanto, 86% têm mais de 08 anos de idade, 49% fazem parte de grupos de irmãos e 23,5% possuem alguma condição especial de saúde. Ou seja, pertencem a um espectro ainda preterido pelos aspirantes a pais e mães.

Saiba mais

O programa preparatório é um dos pré-requisitos para a adoção. Mas, o primeiro passo para adotar é procurar o Juizado da sua cidade para inscrição no cadastro de habilitados. Em seguida, o interessado deverá se submeter a avaliação psicossocial e aguardar o deferimento ou indeferimento pela autoridade judiciária. Após o cadastro e a habilitação, o pretendente deverá esperar a oportunidade de conhecer uma criança ou adolescente com o perfil desejado.

Vitória, 10 de novembro de 2017

Informações à imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br