Presidente do TJES empossou novos desembargadores na tarde desta sexta-feira, 19

Quatro pessoas posam para foto.

A desembargadora Rachel Durão Correia Lima e os desembargadores Júlio César Costa de Oliveira e Helimar Pinto passam a compor o Tribunal Pleno.

Na tarde desta sexta-feira (19), no Salão Nobre do TJES, o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, deu posse aos três novos desembargadores escolhidos para compor o Tribunal Pleno: a desembargadora Rachel Durão Correia Lima, eleita por antiguidade, e os desembargadores Júlio César Costa de Oliveira e Helimar Pinto, eleitos por merecimento.

O presidente do TJES, Desembargador Ronaldo Gonçalves, usando máscara, fala ao público.

Emocionado, o presidente do TJES desejou sucesso aos empossados, ao assumirem este cargo tão esperado. “Segurem esse bastão com fé, sejam independentes, pois é a independência que faz o Judiciário ser forte. Sem independência, o Judiciário é fraco”, aconselhou o desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa.

Durante a cerimônia, os magistrados Júlio César Costa de Oliveira, Rachel Durão Correia Lima e Helimar Pinto firmaram o compromisso de exercer o cargo de desembargador: “Prometo desempenhar com fidelidade os deveres de meu cargo, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição Federal e as Leis, distribuindo serena Justiça e pugnando sempre por seu prestígio e autoridade”.

Em seguida, a subsecretária geral do TJES, Aline Carolino Santos Davel, fez a leitura dos respectivos termos de compromisso e o presidente do Tribunal de Justiça declarou os novos desembargadores empossados no cargo.

Confira aqui um breve currículo dos novos desembargadores do TJES:

Juíza Rachel Durão Correia Lima lendo o termo de posse.

Rachel Durão Correia Lima é graduada em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pós-graduada em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Universidade Gama Filho. Nomeada juíza substituta do Tribunal de Justiça em 1991, atuou em diversas Comarcas, como Boa Esperança, Anchieta, Ibiraçu, Itapemirim, Vitória e Vila Velha. Desde 2008, foi convocada para substituir outros desembargadores e atuou também como membro da 1ª Turma do Colégio Recursal de Vitória em 2010. Antes de ser promovida, era juíza titular do 2º Juizado Especial Criminal e de Juizados Especiais da Fazenda Pública do Juízo de Vitória.

Juiz de Direito Júlio César Costa de Oliveira posa para foto ao lado do presidente do TJES.

Júlio César Costa de Oliveira é graduado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis e pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil, e Direito Penal e Processo Penal, ambos pela Universidade Gama Filho. Também possui especialização em Ciências Jurídicas pela Universidade de Lisboa e Direito de Família pela Faculdade de Direito de Vitória. Na magistratura desde 1991, Júlio César atuou em diversas Comarcas, como juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça e como desembargador convocado no TJES. Antes de ser promovido,

Juiz de Direito Helimar Pinto fala ao público.

Helimar Pinto é graduado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Gama Filho. Após ingressar na magistratura em 1990, atuou em diversas Comarcas, como Anchieta, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica e Vila Velha. Atuou como desembargador substituto em diversas ocasiões e foi juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça por dois biênios. Também exerceu a função de juiz do Tribunal Regional Eleitoral de 2014 a 2018.

Vitória, 19 de novembro de 2021

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br