Presidente do TJES inaugura novas instalações da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Serra

Grupo de pessoas posa para foto na inauguração das novas instalações da 2ª vara da infância e da juventude de serra

A cerimônia contou com a presença de muitas autoridades e a Vara que atende aos processos de menores infratores vai funcionar ao lado do Fórum Cível do município.

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama e o juiz diretor do Fórum de Serra, Alexandre Farina Lopes, inauguraram, na manhã desta terça-feira (10/12), as novas instalações da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Serra. Também participaram da cerimônia de inauguração o prefeito de Serra, Audifax Barcelos, e a coordenadora das Varas da Infância e da Juventude, juíza Patrícia Pereira Neves.

Em seu discurso, o desembargador Sérgio Gama agradeceu o apoio prestado pelo prefeito Audifax Barcelos, bem como o trabalho desenvolvido pelo diretor do Foro de Serra e a coordenadora das Varas de Infância e Juventude, juíza Patrícia Pereira Neves. Em sua fala, o presidente do TJES ainda destacou o papel da família.

“Tudo começa exatamente na família. Aqueles pais que se esquecem de cumprir os seus deveres ou transferem suas obrigações de bem educar seus filhos para um padre, para um pastor ou para professor estão cometendo um equívoco enorme, e isso pode custar muito caro, porque é no seio da família que começa tudo”, destacou.

Por sua vez, a coordenadora das Varas de Infância e Juventude agradeceu ao presidente do TJES por toda atenção prestada às necessidades e demandas das referidas unidades judiciais. “Nesses dois anos de coordenadoria, sob a presidência de vossa excelência, todos os pleitos, todos os desafios postos pelas novas leis e metas do CNJ, vossa excelência deu completo apoio, não mediu esforços para auxiliar os juízes da Infância e Juventude. […] Eu só tomei a palavra para dar os parabéns por esse espaço e para dizer que o senhor sempre será um presidente inesquecível para nós da Infância e Juventude”, afirmou a juíza Patrícia Neves.

O diretor do Foro de Serra, Juiz de Direito Alexandre Farina Lopes também agradeceu a todas as autoridades e às últimas mesas diretoras do Poder Judiciário Estadual, que contribuíram para que a 2ª Vara adquirisse uma nova sede. O magistrado ainda homenageou a juíza aposentada Janete Pantaleão, que por muitos anos atuou na referida unidade judiciária.

“A 2ª Vara da Infância e Juventude de Serra, cujas novas instalações hoje se tornam realidade operacional, têm nela, simplesmente nela, doutora Janete Pantaleão, seu referencial de excelência nesses últimos e saudosos anos. Colega incansável, de brilho e sensibilidade absolutamente próprios e adequados a tão delicada e importante missão jurisdicional”, afirmou o diretor do Foro de Serra.

Em comentário sobre a inauguração, a juíza aposentada Janete Pantaleão ressaltou que as novas instalações são a resposta de uma reivindicação de quase 8 anos e que a nova sede da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Serra representa um marco do quão importante é a infância para o Poder Judiciário Estadual.

“O prédio melhora o atendimento, melhora as condições de trabalho dos servidores, dos juízes, promotores, defensores e advogados, bem como melhora a acessibilidade, já que o novo local é de fácil acesso da população e de todos que precisarem dos serviços da Vara”, acrescentou.

Também presente na cerimônia, o prefeito do município de Serra, Audifax Barcelos, agradeceu o trabalho prestado pela 2ª Vara da Infância e Juventude e todo apoio dado pelo presidente do TJES. “Eu agradeço, nesses dois anos como presidente, o que o excelentíssimo fez por esta cidade. […] Então, muito obrigado em nome de meio milhão de pessoas […] Esse é um espaço maravilhoso, isso é muito bom para nossa cidade, para nossas crianças, para nossos adolescentes e para todos os trabalhadores que estão aqui”, concluiu.

Ainda estiveram presentes à solenidade o presidente da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages), juiz Daniel Peçanha; o promotor Danilo Raposo Lirio, que representou o procurador-geral da Justiça Éder Pontes, o desembargador substituto Ezequiel Turíbio, o desembargador aposentado José Luiz Barreto Vivas, os juízes que atuam no Foro de Serra, o juiz Assessor Especial da Presidência, Fábio Brasil Nery, o secretário geral do Tribunal de Justiça, Marcelo Tavares Albuquerque, o secretário de Engenharia e Projetos do TJES, Wagner Oliveira Marques, a coordenadora de projetos, Raffaela Lage Cardinelli, entre outras autoridades.

A sede da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Serra agora está localizada ao lado do Fórum Cível Desembargador Antônio José Miguel Feu Rosa, na Avenida Carapebus, n° 226, São Geraldo/Carapina – Serra/ES.

Vitória, 10 de dezembro de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Matheus Souza | mapsouza@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br