Presidente do Tribunal de Justiça recebe grupo de jovens advogados

Profissionais inscritos na OAB há menos de 5 anos foram selecionados para participar de programa de experiência profissional e vieram conhecer o funcionamento do Tribunal de Justiça.

O Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, recebeu, na tarde desta terça-feira (16/01), a visita de 10 jovens advogados que participam de um programa gratuito de experiência profissional e vieram conhecer o funcionamento do Tribunal de Justiça.

Os profissionais, todos com até cinco anos de registro na Ordem dos Advogados do Brasil e formados em diversas instituições de ensino do Estado e de outros Estados, foram recebidos pelo Presidente do TJES e pelos juízes assessores especiais da Presidência, Fábio Brasil Nery e Paulo César de Carvalho. Todos pretendem se dedicar principalmente à advocacia criminal e foram selecionados para participar de uma imersão na área, conversando com profissionais atuantes, vivenciando o dia a dia de um escritório de advocacia e visitando órgãos públicos.

O advogado Jovacy Peter Filho, um dos responsáveis pelo programa, agradeceu a disponibilidade do Presidente em receber os participantes: “Esse programa é pioneiro no Estado, fizemos uma seleção com mais de 1.000 interessados, com 80 inscritos, aonde durante 4 etapas, esses 10 jovens advogados foram selecionados para participar de um programa de imersão de 2 semanas em vários temas ligados à advocacia, especialmente a advocacia criminal, numa perspectiva de uma advocacia mais técnica, lidando com integridade, com um contato direto e franco com os órgãos públicos. Queremos abrir esse diálogo exatamente para que a gente possa amadurecer, seja como advogado, seja nessa interface também, na interlocução com os órgãos públicos. Quero agradecer a V.Exª por essa oportunidade e essa experiência rica!”

O Juiz Assessor Especial da Presidência, Fábio Brasil Nery, ressaltou a importância de programas como esse. “Esse suporte para o advogado iniciante é essencial, sobretudo nessa área. Lembro que quando me formei, o momento mais difícil foi o ingresso no mercado de trabalho. Parabéns pela iniciativa e parabéns para cada jovem advogado que foi selecionado para participar do programa”, concluiu.

Também convidado a falar, o Juiz de Direito Paulo César de Carvalho destacou que, na universidade, muitos se interessam pela área criminal, mas depois de formados acabam se dirigindo a outras áreas, geralmente em razão das dificuldades enfrentados na área criminal. “Os estudantes namoram o direito criminal, mas acabam casando com a área cível, principalmente pelas dificuldades que acabam enfrentando quando atuam na área criminal. Também considero muito importante esse projeto, principalmente para que os participantes possam conhecer melhor o funcionamento do Poder Judiciário e também de outros órgãos públicos”, concluiu.

O Presidente do TJES destacou que considera muito relevante oferecer essa oportunidade aos novos advogados, principalmente àqueles interessados em atuar na área criminal, “que é um ramo do direito pelo qual tenho uma afinidade muito grande, sempre me identifiquei muito, mas que costuma não ser tão valorizado quanto deveria”. Louvo essa iniciativa e recebo vocês de braços abertos”, ressaltou o Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, que sempre atuou na área.

Vitória, 16 de janeiro de 2018.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES

Texto: Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br

Andréa Resende

Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br

www.tjes.jus.br