Programa Esperando Por Você do Poder Judiciário Estadual recebe Prêmio Adoção Tardia 2022 no Senado Federal

Autoridades diversas posam para foto no senado federal.

Servidor do TJES participou da cerimônia de premiação, que aconteceu nesta quarta-feira (25), Dia Nacional da Adoção.

No Dia Nacional da Adoção, celebrado nesta quarta-feira (25), o programa Esperando Por Você do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, foi agraciado com o prêmio Adoção Tardia 2022, do Senado Federal. Iniciativas desenvolvidas no Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Belo Horizonte também foram homenageadas.

Ao receber o prêmio, o coordenador da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA-ES), Helerson Silva, explicou que a campanha Esperando Por Você nasceu para dar visibilidade a crianças e adolescentes que estavam na fila de adoção há anos e não conseguiam uma família, porque eram mais velhos, tinham alguma deficiência ou faziam parte de grupo de irmãos.

Por meio de vídeos e fotos, meninos e meninas que viviam em acolhimentos do estado ganharam voz e mostraram que são como quaisquer outras, que têm planos, gostos, sonhos e esperanças.

“Quando começamos essa campanha em 2017, tínhamos estes perfis que eram bem difíceis. E uma criança, em especial, para a qual já há dois anos procurávamos família e não conseguíamos. E a gente pensou que se conseguisse adoção pelo menos para essa criança já teria valido a pena. Graças a Deus, conseguimos família para ela para mais 28”, comemorou.

Entre os participantes que encontraram novas famílias por meio da campanha, adolescentes de 16 anos, grupos de três irmãos, crianças com deficiências e doenças raras.

“O projeto tem avançado e conseguido alcançar o objetivo de conscientização e humanização dos pretendentes, desmistificando falsas crenças ou preconceitos em relação a adoção de crianças nesses perfis”, ressaltou Helerson.

O prêmio do Senado também foi entregue ao Grupo de Apoio à Adoção de Belo Horizonte; ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, pelo projeto Em Busca de um Lar; e ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, pelas iniciativas Projeto Dia do Encontro, Projeto Busca-se(R) e Aplicativo Adoção. Além disso, ao senador Fabiano Contarato, que idealizou o prêmio. Além de defensor da adoção tardia, Contarato é pai de duas crianças adotadas, o Gabriel, de 8 anos, e Mariana, de 3 anos.

Durante a solenidade, os participantes defenderam a transformação da cultura do processo adotivo no Brasil de modo a torná-la mais inclusiva e solidária.

Veja como foi a entrega do Prêmio: https://m.youtube.com/watch?v=SL_LFffXJn0

Vitória, 25 de maio de 2022

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle (com informações da Agência Senado) | tspenedo@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

foto: Agência Senado