Roda de Conversa Online: servidores falam sobre qualidade de vida em tempos de pandemia

O encontro é promovido pela Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde uma vez por mês para promover mais qualidade de vida.

A 11ª Roda de Conversa promovida pela Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde do TJES (CSPS) aconteceu na última sexta-feira (22/05). No encontro virtual, que teve como tema “Vivendo e Convivendo em tempos de pandemia”, os servidores contaram como estão ressignificando suas vidas neste momento de pandemia.

A psicóloga Giovana Dantas da CSPS abriu a reunião agradecendo a presença dos 10 participantes: “Queremos trazer esse espaço de diálogo para dar vazão a todas essas preocupações e criar estratégias para que todos possam ter mais qualidade de vida”.

Na primeira parte da conversa, os participantes foram convidados a escrever em um papel palavras que representassem os maiores desafios que estão enfrentando neste momento de isolamento social.

Os servidores levantaram questões como a autocobrança em relação à produtividade, a conciliação entre trabalho e família, dificuldades de interação por meio de novos formatos virtuais, especialmente para quem tem deficiência física ou intelectual; e preocupações quanto às incertezas do momento.

“Ter no Brasil 20 mil mortes não é uma situação que faça a gente dormir tranquilamente. Então, os desafios são uma reação absolutamente normal e esperada para tudo o que estamos vivenciando”, destacou a psicóloga Flávia Lima (CSPS), que também atuou como facilitadora do diálogo.

Em seguida, os participantes compartilharam suas estratégias para enfrentar seus conflitos internos e refletiram sobre como estão resignificando suas vidas. Uns estão aproveitando o momento para melhorar seus hábitos alimentares. Outros estão se auto-conhecendo pela música, dança, meditação e leitura. E, também há aqueles que estão praticando a solidariedade.

E para encerrar a 11ª edição da Roda de Conversa, os participantes ficaram com uma mensagem de Cora Coralina, sobre tempo e aprendizagem:

“O tempo muito me ensinou: ensinou a amar a vida, não desistir de lutar, renascer na derrota, renunciar às palavras e pensamentos negativos, acreditar nos valores humanos, e a ser otimista. Aprendi que mais vale tentar do que recuar… Antes acreditar do que duvidar, que o que vale na vida, não é o ponto de partida e sim a nossa caminhada”. (Cora Coralina)

​​Vitória, 25 de maio de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br