Semana Justiça Pela Paz em Casa: 25 medidas protetivas foram expedidas no Ônibus Rosa em 36 horas

Ônibus do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha estacionado em frente ao Fórum da Prainha.

Juizado da Lei Maria da Penha ficará até sexta-feira, das 09 às 17h, em frente ao Fórum da Prainha, em Vila Velha, oferecendo apoio jurídico e psicológico às mulheres vítimas de violência.

Até sexta-feira (15/3) acontece a 13ª Semana Justiça pela Paz em Casa, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, com o objetivo de promover ações de prevenção e combate à violência contra a mulher em todo o país. Aqui no Espírito Santo, o Ônibus da Lei Maria da Penha está em frente ao Fórum da Prainha, em Vila Velha, para oferecer apoio jurídico e psicológico às vítimas de agressão.

Além de servidores do Poder Judiciário, o atendimento é realizado por psicólogos e assistentes sociais do Centro de Referência Especializado em Atendimento à Mulher Vítima de Violência em Vila Velha – Cramvive – e por advogadas voluntárias da Comissão de Mulheres da OAB de Vila Velha. E os Boletins Unificados são registrados na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), situada próxima ao ônibus.

Em 36 horas de atendimento, mais de 40 mulheres procuraram apoio no ônibus e 25 receberam medidas protetivas. Houve uma prisão em flagrante, que foi convertida em prisão preventiva. “É impressionante como as mulheres estão mais encorajadas a falar sobre agressão, sobre violência. Quando há essa facilidade de acesso à Justiça, também fica mais fácil romper o silêncio”, explicou a juíza Hermínia Azoury, coordenadora estadual da mulher em situação de violência doméstica e familiar.

Após atender no Ônibus Rosa, a magistrada ainda apresentou, na noite de terça-feira (12/3), uma palestra sobre Violência Doméstica na Universidade de Vila Velha (UVV), para alunos de Direito e Psicologia. E ficou feliz com a forte presença do público masculino. “É importante que cada vez mais homens também sejam conscientizados para que, aos poucos, a gente consiga acabar com a ideia de posse e mudar a cultura do machismo”.

Vitória, 13 de março de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br