Seminário sobre a violência doméstica encerra a 8ª “Semana da Justiça pela Paz em Casa”

Foram realizados mais de 100 atendimentos durante a semana no “Ônibus Rosa” do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha.

No encerramento da 8ª “Semana da Justiça pela Paz em Casa” no Espírito Santo, foi realizado, nesta sexta-feira (25), no auditório da Rede Gazeta, o seminário “Justiça pela Paz em Casa” para debater as medidas de combate à violência doméstica no Estado. O evento foi realizado por meio de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e a rede de comunicação.

Na abertura do evento, usou da palavra a Diretora da Rede Gazeta, Letícia Lindenberg, que destacou as razões pelas quais aquele grupo jornalístico estava promovendo, juntamente com o Poder Judiciário Estadual, o Seminário versando sobre violência doméstica, destacando o crescimento desse tipo de crime na sociedade brasileira, especialmente na sociedade capixaba.

O evento foi mediado pela jornalista Tatiane Braga e teve a participação da Juíza Coordenadora das Varas de Violência Doméstica e Familiar, Hermínia Azoury, da Promotora do Ministério Público Estadual, Claudia Garcia, da Delegada Arminda Rodrigues, da Coreógrava e professora do Projeto Fordan, Rosely Pires, da Professora da Universidade Federal do Espírito Santo, Rosemary Casoli, da Psicóloga da Polícia Civil, Marcella Demoner, do Grupo Raabe e do Projeto Fordan.

A 8ª “Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa” mais uma vez atingiu excelentes resultados no Espírito Santo. A campanha, realizada em todo o País, teve o objetivo de promover a paz nos lares capixabas por meio de ações concretas de combate à violência doméstica.

De acordo com a Juíza Hermínia Azoury, os números de atendimento superaram as expectativas. “Foram feitos mais de 100 atendimentos com orientação jurídica e expedidas mais de 20 medidas protetivas, além de 03 mandados de prisão preventiva contra homens agressores”, afirmou a magistrada..

Os atendimentos às mulheres no “Ônibus Rosa” do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha foram feitos das 9h às 17h, em frente ao Fórum da Prainha, em Vila Velha. A equipe da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar ainda fez a distribuição de material informativo. Todas as cartilhas, folders e revistas foram entregues aos passantes do local onde o Juizado estava instalado.

O Presidente do TJES, Desembargador Annibal de Rezende Lima, participou do Seminário que também contou com a presença do Supervisor das Varas de Violência Doméstica e Familiar, Desembargador Fernando Zardini Antonio, e da Juíza de Direito Hermínia Azoury.

Em seu discurso, o Presidente do TJ trouxe números alarmantes da violência doméstica no País. “De acordo com o Instituto Data Folha, no ano de 2016, 503 mulheres foram vítimas de violência a cada hora. O que mais me assustou é que dessas mais de 4 milhões de mulheres que sofreram violência, apenas 11% procuraram a autoridade policial, 13% pediram ajuda da família e 52% simplesmente não fizeram nada”, afirmou o Desembargador Annibal de Rezende Lima.

“Estes dados levantados me chamaram muita a atenção. O Seminário de hoje é importante para discutir não apenas as causas da violência doméstica, mas como podemos contribuir para diminuir estes índices que mais do que impressionam, envergonham o País”, destacou o Presidente do Tribunal de Justiça.

O Supervisor das Varas de Violência Doméstica e Familiar, Desembargador Fernando Zardini Antonio, agradeceu o apoio da Rede Gazeta em trazer a discussão para a sociedade civil. “Nós do Poder Judiciário temos por objetivo zelar pela segurança e preservar este tipo de relação, precisamos ser ouvidos por toda a população. É importante traçarmos estratégias de atuação que podem nos levar ao enfrentamento com seriedade destas questões que muito nos preocupam”, disse o Desembargador.

Vitória, 25 de agosto de 2017.

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Pedro Sarkis | phsarkis@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br