Tribunal de Justiça lança edital de seleção e formação de cadastro de reserva de profissionais de mediação e conciliação

Homens e mulheres segurando as mãos uns dos outros em equipe.

Poderão participar da seleção pessoas com inscrição regular no Nupemec e que não pertençam ao quadro funcional do Poder Judiciário estadual.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec) lança, nesta quarta-feira (09), um edital para seleção e formação de cadastro de mediadoras e mediadores, conciliadoras e conciliadores judiciais, que a partir de agora vão receber remuneração por suas atividades.

O processo seletivo terá as seguintes etapas: inscrição, de caráter classificatório, conforme a ordem cronológica do cadastro, e eliminatório; análise de títulos, de caráter classificatório; e elaboração de listas de atuação nos Cejuscs, os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania.

Poderão participar da seleção pessoas com formação em mediação e conciliação com inscrição regular no Nupemec e que não pertençam ao quadro funcional do Poder Judiciário estadual. Após o encerramento do certame, será elaborada uma lista com os nomes de quem tem aptidão para atuar de forma remunerada, o que pode ocorrer em um ou mais Cejuscs pelo prazo de 06 meses, prorrogável por igual período.

As inscrições serão recebidas exclusivamente no Nupemec, que fica localizado na sede do TJES, à rua desembargador Homero Mafra, 60, Enseada do Suá, em Vitória, no período de inscrições que começa às 8 horas desta quarta-feira (09/11) e segue até as 18 horas do próximo dia 22/11 (terça-feira).

Quem tiver interesse já pode ir preparando os comprovantes necessários para a inscrição: cadastro junto ao Nupemec; cópia simples de certificado em curso de mediação judicial, nos termos da Resolução 125/2010 do CNJ, ou cópia simples de certificado de conciliadora/conciliador judicial, com parte prática completa referente ao módulo conciliação, conforme o caso; declaração de que não possui antecedentes criminais e certidão negativa de antecedentes criminais do PJES, da Justiça Federal e da Polícia Federal (disponíveis nos sites destas instituições); cópia simples de documento de identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e número do CPF; e cópia simples do comprovante de residência.

Para a segunda etapa, a análise de títulos, também deve ser apresentada certidão expedida pelo Cejusc, em que a mediadora ou o mediador tenha atuado, com data de emissão a partir da publicação do edital de seleção, com ateste do período em que as sessões ocorreram e quantidade de sessões realizadas; bem como certificados que comprovem a participação em cursos, treinamentos e capacitações, nos últimos dois anos, em instituições reconhecidas pela Emes. Os certificados precisam conter: o nome da pessoa participante, o tema ou objeto do curso/treinamento/capacitação, a carga horária, e o nome com a respectiva assinatura de representante da instituição promotora do evento.

O edital será publicado, na íntegra, acompanhado do formulário de inscrição, no Diário da Justiça desta quarta-feira, 09/11.

O pagamento das pessoas selecionadas será feito por hora trabalhada, conforme a Resolução nº 023/2022 do PJES, e de acordo com os critérios previstos no Ato Normativo nº 144/2022, sem gerar vínculo empregatício ou estatutário com o Poder Judiciário do Espírito Santo.

Macrodesafio: Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos

Vitória, 08 de novembro 2022

 

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