Tribunal de Justiça do Estado celebra convênio com município de Alto Rio Novo para acelerar a digitalização de processos

Autoridades capixabas reunidas com o presidente do TJES.

Assinatura do termo de cooperação técnica aconteceu na tarde desta segunda-feira, 12/09, no palácio Renato de Mattos.

Alto Rio Novo é o mais novo município a aderir à iniciativa do Poder Judiciário do Espírito Santo para promover a digitalização de processos físicos e seu cadastro no Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). O convênio de cooperação técnica foi firmado na tarde desta segunda-feira (12/09), no Gabinete da Presidência.

O documento foi assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Fabio Clem de Oliveira, o presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) do TJES, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, o prefeito do município, Luiz Américo Borel, e pelo juiz Diretor do Foro de Alto Rio Novo, Thiago Balbi da Costa. Também estavam presentes o desembargador Raphael Americano Câmara e André Borel.

O presidente do CGTIC, desembargador Pedro Valls Feu Rosa lembrou que este é um projeto que não visa apenas a digitalização dos processos, mas algo maior, que é eliminar o papel do Poder Judiciário, sendo necessária a cooperação dos municípios, especialmente com recursos humanos, para combater a morosidade na Justiça.

O prefeito de Alto Rio Novo ressaltou que o município pode colaborar nesse momento com a disponibilização de servidores. “Somente um muro divide o prédio da prefeitura e o do fórum, mas eu vejo que neste momento a gente constrói pontes, não muros, para assim ajudar não só Rio Novo, mas o estado do Espírito Santo”, enfatizou.

Também o juiz diretor do Foro elogiou a presteza com que a municipalidade respondeu à solicitação, assim como as pessoas designadas para o trabalho, e se colocou à disposição da Presidência para fazer o que estiver ao alcance do Juízo em prol da digitalização dos processos.

Por fim, o presidente do TJES, desembargador Fabio Clem de Oliveira, que é natural de Alto Rio Novo, agradeceu ao prefeito pela adesão e destacou que as parcerias com os municípios se espalharam numa corrente de bondade, que reflete até no ambiente de trabalho. “Todo mundo satisfeito, todo mundo integrado, com convicção de que nós precisamos avançar neste sentido de implantar o Processo Judicial Eletrônico em todo o estado”, frisou.

Macrodesafios:

    • Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional
    • Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e proteção de dados
    • Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

 

Autoridades diversas posam para foto.

Vitória, 12 de setembro de 2022

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br