Tribunal de Justiça do Espírito Santo recebe ação pelo Dia Mundial da Saúde

O presidente do TJES, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, fez questão de prestigiar o evento.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) recebeu, nesta sexta-feira (13), uma ação pelo Dia Mundial da Saúde, celebrado em 07 de abril. Magistrados, servidores, estagiários e funcionários terceirizados puderam participar das atividades de promoção da saúde, oferecidas de 14h às 16h, no Salão Nobre do TJES.

O presidente do TJES, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, fez questão de prestigiar a Feira de Saúde, desenvolvida pelo Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde e pela Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS), da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP). A ação também contou com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), da Universidade de Vila Velha (UVV) e da Faculdade Salesiana (UCV), entre outros colaboradores.

A Ação de Saúde contou com seis estandes, onde os participantes puderam aferir peso, altura e circunferência, assim como a pressão arterial. Ainda foi possível fazer teste postural e de glicose, e receber orientações sobre ergonomia e alimentação saudável, com informações nutricionais básicas. Os participantes também mediram sua pegada ecológica. A calculadora que mede a quantidade de recursos naturais renováveis necessária para manter nosso estilo de vida foi apresentada pelo Núcleo Socioambiental do TJES, que também participou da feira.

O juiz Rubens José da Cruz, que representou o presidente do Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde, desembargador Namyr Carlos de Souza Filho, no evento, lembrou que a Organização Mundial de Saúde define “saúde” como o bem-estar físico, mental e social. “Saúde não quer dizer não-doença. É todo um conjunto de fatores que levam ao equilíbrio do corpo humano, quer seja o equilíbrio físico, que é estrutural, quer seja o equilíbrio mental, e o social, que faz parte de onde ele vive e onde ele trabalha”, ressaltou.

E a ideia da Feira de Saúde é justamente essa, proporcionar aos servidores e magistrados a oportunidade de reservar 15 minutos do seu dia para ter uma noção básica de seu estado de saúde, incentivando dessa forma, a prevenção, que é a preocupação do Comitê Gestor Local de Atenção à Saúde, como explicou o juiz Rubens José da Cruz.

A coordenadora da CSPS, Silvia Borges, também destacou que, além da prevenção, a ação mostra que a instituição está preocupada com a qualidade de vida e com a saúde dos servidores, que é a frente de trabalho da Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde do TJES. Além disso, Silvia lembrou que parar participar das atividades pode despertar algumas reflexões que o dia a dia não nos permite ter.

Vitória, 13 de abril de 2018.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br