Tribunal de Justiça e Município de Presidente Kennedy firmam convênio para promover a digitalização de processos

O presidente do TJES, desembargador Fabio Clem, e o desembargador Pedro Vals Feu Rosa em reunião com representantes da prefeitura de Presidente Kennedy/ES.

A assinatura do termo marca a adesão do município ao projeto de política pública do TJES para impulsionar a modernização da Justiça estadual.

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Fabio Clem de Oliveira, o presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação de Comunicação (CGTIC) do TJES, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, a juíza diretora do Foro de Presidente Kennedy, Priscilla Bazzarella de Oliveira, o prefeito do Município, Dorlei Fontão da Cruz, e o procurador municipal Deveite Alves Porto Neto assinaram, nesta segunda-feira (26), convênio para promover a digitalização de processos na Comarca.

A assinatura do termo marca a adesão do município ao projeto de política pública do Poder Judiciário do Espírito Santo para acelerar a digitalização de processos e promover a modernização da Justiça estadual. Desde maio deste ano, quando o TJES começou a firmar essas parcerias, cerca de 20 municípios aderiram à iniciativa.

O presidente do TJES, desembargador Fabio Clem em reunião com representantes de Presidente Kennedy/ES.

O presidente do TJES enfatizou a importância dessas parcerias para tornar o judiciário cada vez mais ágil e eficiente. “E à medida que nós vamos implantando o Processo Judicial Eletrônico, nós vamos diminuindo o custo para o Poder Judiciário, nós vamos diminuindo o número de instâncias para praticar os atos, nós podemos ter pessoas de uma Comarca colaborando com a outra. Isso é uma política de longo prazo”, destacou o desembargador Fabio Clem de Oliveira.

Desembargador Pedro Valls Feu Rosa, presidente do CGTIC/TJES.

O desembargador Pedro Valls Feu Rosa, presidente do CGTIC, lembrou que o processo digital tramita quatro vezes mais rápido e custa 10% menos, em termos de gastos com recursos humanos e infraestrutura, do que o processo de papel, que hoje ainda prevalece. “Mudar isso há de ser uma tarefa de cada capixaba, não é uma tarefa do presidente, não é uma tarefa minha, não é uma tarefa da juíza, do prefeito, é uma tarefa de cada capixaba”, ressaltou.

O prefeito de Presidente Kennedy, Dorlei Fontão da Cruz.

O prefeito de Presidente Kennedy, Dorlei Fontão da Cruz, falou sobre a honra em estar hoje no Tribunal de Justiça e poder cooperar com esta causa da Justiça. O chefe do executivo municipal contou que em contato inicial com a juíza Priscilla Bazzarella, quando a administração recebeu o convite para colaborar, e logo já se comprometeu a ajudar no que fosse possível.

Autoridades diversas posam para foto.

Macrodesafios:

  • Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e proteção de dados
  • Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional

Vitória, 26 de setembro de 2022

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br