Campanha “Ética em Pauta” chega ao Palácio da Justiça

eticaempauta130

Nessa quarta-feira (21), as ações serão realizadas no Fórum de Vitória.

eticaempauta400Os servidores do Palácio da Justiça receberam, nesta terça-feira (20), ação da Campanha Ética em Pauta, desenvolvida pela Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS) do Tribunal de Justiça do Espírito Santo. O objetivo do projeto é promover a reflexão e o debate sobre a ética no ambiente de trabalho, por meio da vivência de situações propostas a fim de envolver e sensibilizar as pessoas.

Ao todo, o grupo apresentou 8 esquetes teatrais sobre dilemas éticos do dia a dia dos serventuários. O analista judiciário I André Marins gostou muito dessa forma de interagir com os servidores e falou sobre sua expectativa em relação à continuação da campanha. E, agora, “que a gente se envolva nesse projeto de elaboração do novo código de ética”, ressaltou.

Nessa quarta-feira (21), os agentes do projeto estarão no Fórum de Vitória, e, na próxima semana, nos Fóruns de Cariacica e Serra. A ação já foi realizada nos Fóruns de São Mateus, Linhares, Colatina, Aracruz, Viana, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim e Vila Velha durante os meses de abril e maio.

A psicóloga da equipe da Campanha Ética em Pauta, Fabiana Ramos, falou sobre as atividades da campanha. “Temos feito uma série de ações desde o ano de 2010, palestras, mesas-redondas, pesquisas e, este ano, a gente resolveu de uma forma lúdica e interativa levar essa reflexão para os nossos servidores”, explicou.

Os organizadores do projeto acreditam que a promoção da reflexão sobre ética no âmbito do Judiciário capixaba irá incentivar a participação dos servidores e magistrados na elaboração do Código de Ética do PJES. Para tanto, após cada apresentação, os serventuários são convidados a participar da construção do documento, por meio do envio de sugestões para o e-mail: eticaempauta@tjes.jus.br.

A campanha também atende às metas estabelecidas para o Indicador 25 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que visa aumentar as ações relacionadas à disseminação de valores éticos e morais no Poder Judiciário.

“Dentro da meta do CNJ, nós temos que estar com o nosso código de Ética pronto até 2015. Nossa ideia é que ele seja participativo, com a contribuição de todos os magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Espírito Santo”, destacou Fabiana Ramos.

Vitória, 20 de maio de 2014.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262
elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br