Corregedor-geral participa de 67º Encoge

enoge 130O evento começou nesta quinta-feira (13), na Bahia, e discute a celeridade processual.

enoge 400O corregedor-geral da Justiça do Espírito Santo, desembargador Carlos Roberto Mignone, participa da 67ª edição do Encontro do Colégio de Corregedores dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge). O evento começou nesta quinta-feira (13) e segue até a próxima sexta (14), em Salvador (BA). No encontro será discutida a celeridade processual diante de um quadro social desafiador.

Para a presidente do Colégio de Corregedores, desembargadora Nelma Sarney, a proposta do Encoge é justamente encontrar mecanismos para dar agilidade ao andamento dos processos, a fim de atender bem e com mais rapidez à população. “Vamos travar debates com o objetivo de encontrar caminhos para solucionar os processos existentes, bem como promover a organização para atender a crescente demanda de novos processos a cada ano”, pontuou.

A corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, proferiu a primeira palestra do encontro. A ministra apresentou as metas para as corregedorias aprovadas durante o último Encontro Nacional do Judiciário.

De acordo com as metas propostas para o ano de 2013, as corregedorias devem diminuir o tempo de tramitação dos procedimentos administrativos disciplinares (PADs); promover a definição de competência de pelo menos duas Varas Cíveis para atuarem nas ações decorrentes da arbitragem nacional e internacional; e a terceira meta, que é específica da Justiça federal, que trata da retomada da chamada competência delegada à Justiça estadual.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva e Jéssica Cardoso | elcrsilva@tjes.jus.br

Com informações da Assessoria de Comunicação do TJMA