Juízes participam de palestra sobre Plano Estratégico do TJES

Planejamento palestra 130

Todos os interessados podem participar da pesquisa Delphi, disponível no site.

Planejamento palestra 400O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) realizou na tarde desta segunda-feira, 17, uma palestra voltada aos juízes diretores de Fóruns sobre o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário Estadual para o período 2015/2020.

Todos os magistrados responsáveis pela administração dos Fóruns receberão por e-mail login e senha para participar da pesquisa Delphi, disponível na página do TJES na internet, podendo contribuir, dessa forma, com o levantamento da situação atual do Judiciário do Espírito Santo.

Os outros juízes, servidores e cidadãos também podem contribuir com a pesquisa. Basta acessar o site do TJES, clicar no banner do Planejamento Estratégico e efetuar o registro para responder as 13 questões, denominadas “eventos”, na ordem em que desejar o participante. As respostas podem ser acessadas e alteradas a qualquer momento. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail grupodecontrole@tjes.jus.br.

Também contribuirão com o Planejamento Estratégico especialistas de diversas áreas de conhecimento. Após serem indicados por magistrados e servidores do TJES, cerca de 350 peritos foram convidados por e-mail para participar da pesquisa.

Joe Weider, consultor da empresa Brainstorming, explicou aos presentes que é importante criar estratégias pensando nas diversas mudanças que podem ocorrer futuramente, mesmo externas ao Poder Judiciário. “Precisamos planejar a instituição para o futuro. Qual é o perfil do servidor que deve entrar nos próximos anos, com os novos desafios de tecnologia? Quais mudanças podem ocorrer na legislação”, frisou.

O presidente da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages), Ezequiel Turíbio, destacou a importância da participação dos juízes no Planejamento Estratégico. “Demonstramos nossa preocupação de ter participação não de 80% dos magistrados, mas de 100%. Cada um deve conhecer o Plano em seu detalhe para que depois possamos cobrar a implementação dele. Nós só vamos resolver nossos problemas com planejamento sistemático e denso. O sucesso desse Plano está diretamente ligado à eficiência do nosso trabalho”, declarou.

Para o assessor de Planejamento, Orçamento e Gestão Estratégica do TJES, Adriano Spessimilli, “é importante desenvolver um plano de ação para de fato ser colocado em prática e atingir, assim, objetivos estratégicos, garantindo um Judiciário eficiente e célere, que é a demanda da sociedade. Para isso, é preciso autoconhecimento e levantamento de perspectivas, cenários e eventos”, afirmou.

A elaboração do Plano Estratégico teve início em setembro deste ano. Nos próximos meses, magistrados, servidores e cidadãos poderão participar ativamente da sua construção, que atende à Resolução nº 198 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), responsável pela instituição da Estratégia Nacional para o Poder Judiciário no período 2015/2020.

Vitória, 17 de novembro de 2014

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Natália Bongiovani | nfbongiovani@tjes.jus.br