Organização de arquivos é tema de curso

Curso Org Arquivos EMES 130

A formação de quatro dias, promovida pela Emes, terminou nesta quinta-feira, 04.

Nesta quinta-feira (04), terminou o curso “Organização de Arquivos”, promovido pela Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes). O encontro abordou a necessidade de lidar com o excesso de informação, e teve início na última segunda-feira (01), na Sala 1 de Treinamento da Emes. Os servidores também aprenderam a importância dos arquivos e como eles contribuem para solucionar os problemas do dia a dia, se forem bem guardados.

Durante a formação, o instrutor Waney Tadeu Motta, especialista em Organização de Arquivos e arquivista do Tribunal de Justiça, apresentou soluções de organização pessoal e profissional, níveis de organização, conservação, armazenamento de materiais e equipamentos.

Segundo o servidor, a participação dos inscritos foi efetiva e gerou bons resultados. “Através da dinâmica das aulas, os servidores puderam entender que essa discussão gera mais eficiência no trabalho, inclusive, permite identificar a utilidade de muitos documentos”, destacou.

Ainda de acordo com o instrutor, os temas que mais geraram dúvidas foram o tempo de armazenamento dos arquivos e o que deve ser guardado. “Muitas pessoas costumam ter inúmeras dúvidas sobre o que deve ser arquivado e por quanto tempo devemos guardar, mas ao chegarem ao fim do curso, elas se surpreendem ao perceber como essas questões ajudam a economizar o tempo e a preservar a memória, já que, os arquivos e documentos também contam histórias”, explicou Motta.

No decorrer do curso, também foi abordada a forma correta de se desfazer de documentos no Poder Judiciário; e, ainda, quais os tipos de documentos, quando e de que maneira podem ser enviados à Seção de Arquivo.

Vitória, 04 de dezembro de 2014

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva e Jéssica Cardoso | elcrsilva@tjes.jus.br