Profissionais de psicologia e serviço social do Poder Judiciário participam de encontro sobre a importância do trabalho em rede

Representantes do Fórum de Assistentes Sociais e Psicólogos do PJES se reúnem no auditório da Corregedoria.

O evento contou com palestras e troca de experiências, com participação do público externo.

A primeira plenária da nova gestão do Fórum de Assistentes Sociais e Psicólogos do TJES (FASP) aconteceu na última sexta-feira, 22, no auditório da Corregedoria Geral da Justiça do Espírito Santo (CGJES). O evento abordou a importância do trabalho em rede e a interface sociojurídica na promoção de direitos.

Luciana Lacerda.

A assistente social da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA), Luciana Lacerda, atual coordenadora da nova gestão do FASP explicou que o trabalho em rede foi o foco desse primeiro encontro: “O trabalho em rede é onde diversos profissionais se articulam para desenvolver trabalhos de política pública. Destacamos também a importância de ter tido algumas vagas abertas ao público externo para fomentar essa discussão aonde foram passadas várias perspectivas diferentes sobre o trabalho em rede”.

Durante o evento foram apresentadas diversas experiências de trabalho no atendimento sociojurídico. A psicóloga Monique Garcia contou um pouco sobre o que vem sendo feito na 1ª Vara de Violência Domestica e Familiar contra a mulher de Vitória:

Mesa de palestrantes.

“Nosso trabalho teve início em 2018 e conta com parcerias de diferentes órgãos e instituições do executivo, do judiciário e do ministério público. Trabalhamos os eixos de prevenção à violência doméstica, de assistência à mulheres de forma contínua, buscando o fortalecimento dos serviços e das políticas de atenção às mulheres em situação de violência de Vitória”, explicou a psicóloga.

Também ministraram palestras: a assistente social da Central de Apoio Multidisciplinar de Vitória, Anne Karoline Ferrari Salazar; a professora do curso de Serviço Social da Emescam. Eliana Moreira Nunes Garcia; a psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil da Serra, Marcela Serrat Freire; a assistente social do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres do MPES (NEVID), Bianca Barcelos Rodrigues; o Coordenador do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), Márcio Wagner Bertaso; e a Gestora da Proteção Social Especial de Média Complexidade de Vitória, Fabíola Calazans Leôncio Cavatti.

Participantes falando ao microfone.

E durante o evento, os participantes presentes expressaram suas visões sobre os assuntos abordados.

Vitória, 27 de março de 2024

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Texto: Raissa Carrey Pulchera (com informações da FASP) | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES