TJES se empenha para conquistar o Selo Justiça em Números

280

Servidores se dedicam à produção e ao envio de dados fiéis ao CNJ. O selo vai premiar tribunais do país que investem na gestão da informação.

400 copiar copiar copiar copiar copiar copiar copiarO Selo Justiça em Números lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai reconhecer e premiar os tribunais de todo o Brasil que investem na gestão da informação. A ideia é promover a melhoria da qualidade da informação e aperfeiçoar os sistemas de estatística. No Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), os servidores estão dedicados à produção e ao envio de dados fiéis sobre as atividades da Justiça capixaba.

Pela portaria 186 do CNJ, de outubro de 2013, que instituiu o Selo Justiça em Números, os requisitos a serem contemplados estão divididos em: Requisitos Mínimos, Requisitos de Gestão da Informação e Requisitos de Extração de Dados. O desafio do Judiciário capixaba é alcançar o maior número de requisitos possíveis.

De acordo com a analista do Núcleo de Estatística do TJES, Raquel Azevedo Dutra, “o Tribunal de Justiça do Espírito Santo já atende a todos os Requisitos Mínimos, que se referem ao encaminhamento de dados estatísticos anuais, semestrais e retificações dentro dos prazos estipulados pelo CNJ”.

Para atender aos Requisitos de Gestão da Informação, o TJES já realizou diversas ações como, por exemplo, a criação do Núcleo de Estatística, que compila diariamente dados de vários setores e unidades judiciárias e realiza relatórios periódicos. Outra ação é o trabalho para concluir a implantação das Tabelas Processuais Unificadas. Nesta quarta-feira (23), o ato normativo conjunto Nº 6, de 2014, instituiu um grupo de trabalho multidisciplinar para implantar a Tabela de Movimentos.

Quanto aos Requisitos de Extração de Dados, o TJES já possui um sistema automatizado denominado B.I. que integra os bancos de dados de todos os sistemas judiciais do Estado: Ejud, Eprocess, Siep e Projud. O próximo passo é a implantação de um sistema informatizado em turmas recursais do interior.

Nesta terça-feira (22), o presidente do TJES, desembargador Sergio Bizzotto, criou um outro grupo de trabalho que irá acompanhar o andamento de todos os requisitos para o alcance das categorias Prata, Ouro ou Diamante do Selo Justiça em Números. Os dados serão enviados ao CNJ até o dia 30 de abril e os vencedores serão conhecidos no Seminário Justiça em Números, a ser realizado no segundo semestre deste ano.

Viória, 23 de abril de 2014
 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle/ Email: tsvalle@tjes.jus.br
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br