Planejamento estratégico inicia nova etapa

plan  estra 130 copiarO Planejamento Estratégico vai definir as diretrizes do Poder Judiciário.

plan  estra 400O Tribunal de Justiça do Espírito Santo deu início nesta quarta-feira (21) a mais uma etapa do Planejamento Estratégico 2015/2020. Nesta fase estão sendo identificadas as instituições que podem ter influência e interesse na atuação da Justiça Capixaba nos próximos anos: entre elas estão o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os Poderes Executivo e Legislativo estaduais; e, a OAB por exemplo. O objetivo do levantamento é permitir o mapeamento de parceiros estratégicos que possam garantir a construção do futuro do Poder Judiciário do Espírito Santo.

Nas quatro fases anteriores foram feitas a identificação do Poder Judiciário; o diagnóstico do momento atual; e a montagem e a geração de cenários. O Planejamento Estratégico da Justiça Capixaba está sendo preparado pela empresa Brainstorming Assessoria de Planejamento e Informática e está aberto à participação de todos os magistrados e servidores.

“Com este planejamento o Poder Judiciário passa a ser protagonista do seu próprio futuro, deixa de andar a reboque. E ele assume esse protagonismo fazendo parcerias estratégicas com os atores-chave, as entidades. Esse é o objetivo dessa fase: identificar quem são esses possíveis parceiros”, explica o gerente de pesquisa e desenvolvimento da Brainstorming, Fernando Leme Franco.

Batizada de “Teoria dos Jogos aplicados a Cenários Prospectivos”, esta etapa vai capacitar magistrados e servidores neste modelo de análise muito usado em estratégia e economia. “Desse modo, na próxima fase será possível definir quais são as parcerias que devem ser priorizadas e quais atores, jogadores, que irão participar”, explica o gerente da Brainstorming, acrescentando que “o modelo de análise da Teoria dos Jogos permite entender como os atores jogadores agem. É uma teoria bem grande para a definição de estratégias”, diz.

Outras cinco fases ainda serão realizadas. A previsão é que o processo termine em julho próximo.

Resolução

O Planejamento Estratégico do Poder Judiciário Estadual estabelecerá as diretrizes que a instituição seguirá nos próximos anos, por meio de uma revisão do planejamento já existente e em consonância com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A Resolução nº 70/2009 do CNJ, que dispõe sobre o planejamento e a gestão estratégica do Judiciário, estabeleceu como objetivos a promoção da efetividade no cumprimento das decisões, a garantia da agilidade nos trâmites judiciais e administrativos; e a busca da excelência na gestão de custos operacionais, dentre outros. Em julho de 2014, o CNJ também publicou a Resolução nº 198, que institui a Estratégia Nacional para o Poder Judiciário no período 2015/2020, e norteia o TJES na construção do seu planejamento em busca da melhoria da prestação jurisdicional.

Magistrados e servidores podem atuar efetivamente em todas as etapas do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Espírito Santo por meio do Comitê de Planejamento. Para ter acesso ao sistema, basta enviar um e-mail para grupodecontrole@tjes.jus.br e informar o interesse em participar.

Para acessar o cronograma de atividades, clique aqui.

Vitória, 21 de janeiro de 2015

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Roberto Andrade | prmaia@tjes.jus.br – Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br