Comissão Judiciária de Adoção do Espírito Santo marca presença em encontro sobre adoção internacional

Plenária da 25º Reunião do Conselho das Autoridades Centrais Federais (CACB).

O evento aconteceu na última semana, em Belo Horizonte, e reuniu representantes de todo o Brasil.

O juiz Marcos Antonio Barbosa de Souza, membro do colegiado da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA/ES), e o coordenador da CEJA/ES, Helerson Elias Silva, participaram da 25º Reunião do Conselho das Autoridades Centrais Federais (CACB), que aconteceu de 15 a 17/05, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte.

Marcos Antonio e Helerson Elias.

O CACB é um órgão colegiado presidido pela Autoridade Central Administrativa Federal (ACAF) e composto por representantes por todos os 27 estados brasileiros, com o objetivo de traçar políticas e linhas de ação comuns em relação à adoção internacional.

Assim, durante os dias de reunião, foram tratados diversos assuntos ligados ao tema para proporcionar a troca de informações entre as diversas Comissões estaduais de adoção. E a CEJA/ES, por sua vez, desempenhou um papel de destaque, uma vez que apresentou, junto com quatro CEJA’s de outros estados, o resultado de uma pesquisa sobre os relatórios pós-adoção internacional.

Além disso, decisões importantes foram tomadas, como a criação uma Comissão Especial das CEJA’s, composta por cinco delas, uma de cada região do Brasil, com a função de prestar assistência e ser um órgão de consulta às outras comissões quando o assunto é adoção internacional.

E para representar a região sudeste, a CEJA/ES teve a honra de ser a escolhida, devido a sua experiência nesse tipo de adoção e por ser referência para as outras comissões de adoção de todo o País.

Dia Nacional da Adoção

E no próximo dia 25 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Adoção. Um momento para sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da adoção, garantindo afeto a crianças e adolescentes que sonham em ter uma família, como para os pais que desejam ter filhos.

Aqui no Espírito Santo, o projeto de adoção tardia do TJES, Esperando por Você, vem transformando a vida de muitas famílias. O projeto dá voz, luz e visibilidade a crianças mais velhas, com alguma deficiência e grupos de irmãos que vivem em instituições de acolhimento do Espírito Santo.

Atualmente, 42 crianças e adolescentes já vivem com suas novas famílias e 27 aguardam famílias pela campanha.

Acompanhe em: https://www.tjes.jus.br/esperandoporvoce/

No youtube do TJES, uma playlist de vídeos com psicólogos e assistentes sociais da CEJA, explica várias dúvidas sobre adoção.

Assista: https://youtu.be/muRmGr2d5WE?si=jOakrFR0Q2n4fbiP

Vitória, 22 de maio de 2024

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Texto: Monique Ferreira e Tais Valle (com informações da CEJA-ES) | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES