9º Cejusc do Estado é instalado pelo Presidente do Tribunal de Justiça em solenidade no Fórum de Linhares

Instalação Cejusc em Linhares

Evento contou ainda com a presença da supervisora do Nupemec, desembargadora Janete Vargas Simões.

O presidente do TJES, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, instalou, nesta sexta-feira (26/4), o 9º Cejusc, no Fórum de Linhares. O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania foi instalado no Fórum Desembargador Mendes Wanderley, em solenidade que também contou com a presença da supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, desembargadora Janete Vargas Simões, do vice-corregedor geral de Justiça, desembargador Carlos Simões Fonseca, e do diretor do Fórum de Linhares, juiz Cássio Jorge Tristão Guedes.

Também participaram da solenidade a promotora de justiça Mônica Bermudes Median Pretti, representando o MPES, o presidente da Associação dos Magistrados do estado, juiz Daniel Peçanha, o juiz assessor especial da Presidência, Fábio Brasil Nery, a presidente da 3ª subseção da OAB de Linhares, Alcidia Pereira de Paula Souza, o defensor público geral do Estado, Gilmar Alves Batista, que também representou o governador Renato Casagrande, bem como magistrados, promotores, advogados, autoridades municipais e estaduais e representantes da sociedade civil organizada.

Durante a cerimônia, houve entrega dos certificados de formação aos cinco mediadores que atuarão no 9º Cejusc.

Servidores de linhares recebe certificado

A instalação do Cejusc em Linhares foi autorizada pelo Ato normativo 131/2017, de 25/9/2017, e cumpre mais uma etapa do planejamento de se instalar centros de solução de conflitos em todas as Comarcas do estado.

No local serão realizadas sessões de conciliação e mediação, utilizando métodos consensuais de solução de conflitos que podem ser aplicados tanto em fase processual como pré-processual, ou seja, quando a ação ainda não foi ajuizada. O local também vai oferecer atendimento e orientações a qualquer cidadão que tenha dúvidas em questões jurídicas.

O diretor do Fórum de Linhares, juiz Cássio Jorge Tristão Guedes, deu as boas vindas, agradeceu o empenho da supervisora do Nupemec, desembargadora Janete Simões, e explicou os atendimentos que serão realizados pelo 9º Cejusc.

Diretor do Fórum de Linhares, juiz Cássio Tristão

“Qualquer pessoa, portanto, pode procurar o Cejusc e solicitar informações acerca de eventuais problemas por ela experimentados. O 9º Cejusc atuará, em princípio, em situações envolvendo questões familiares, como por exemplo: divórcios, alimentos, guarda de filhos e regulamentação de visitas. Mas a ideia é futuramente abarcar também as causas cíveis, tais como cobranças de dívidas, débitos bancários, conflitos de vizinhança, entre outras”.

Segundo o juiz, a equipe do 9º Cejusc é composta por três juízes da Comarca de Linhares e por cinco servidores do TJES que concluíram o curso de qualificação, “a quem carinhosamente cumprimento e reconheço o esforço pessoal de cada um dos senhores para a conclusão desse curso”, destacou.

“Tenho certeza de que o 9º Cejusc nos auxiliará muito no cumprimento do nosso mister que é de levar a satisfação ao anseio daqueles que nos procuram para a solução dos seus problemas”, concluiu o magistrado.

A supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, desembargadora Janete Vargas Simões, agradeceu ao presidente do TJES, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, e destacou a importância do trabalho realizado nos Cejuscs.

Desembargadora Janete Varas, supervisora do NUPEMEC

“Abraçar a causa é fazer diferente. Não é fácil. Eu sei que para os mediadores, principalmente os servidores e magistrados que estão ajudando o Nupemec, é um trabalho voluntário, é um trabalho em que tem que se doar. Mas o resultado é maravilhoso. É um trabalho em que você faz a diferença, escutando ativamente o outro”, observou a magistrada, destacando a participação que se tem observado do poder público:

“Uma grande surpresa que temos hoje é a participação do poder público nos Cejuscs. É uma cultura nova. É preciso que cada um absorva a ideia de que não se tem que levar tudo para o Judiciário, que podemos escutar, que podemos dialogar, que podemos negociar, mesmo que seja o poder público. Então, a todos vocês o meu muito obrigado!”

O defensor público geral do Estado, Gilmar Alves Batista, que também representou o governador Renato Casagrande na solenidade, parabenizou o Poder Judiciário pela instalação do 9º Cejusc: “A justiça passa por um momento de modernização e esses acordos extrajudiciais, as soluções extrajudiciais, a procura por métodos alternativos, fazem parte desse movimento. É muito importante parabenizar a justiça por esse momento de buscar outra forma que não seja simplesmente através de uma decisão judicial, que as pessoas possam tentar resolver seus conflitos de maneira conciliatória”, destacou o defensor.

O presidente do Tribunal de Justiça elogiou o trabalho desenvolvido pela desembargadora Janete Vargas à frente do Nupemec e destacou a importância dos Cejuscs para a pacificação social e construção da cidadania:

Presidente do TJES, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, discursa na solenidade de instalação do 9º CEJUSC em Linhares

“O intitulado Centro Judiciário de Solução de Conflitos, não tenham dúvidas, representará fundamental instrumento concretizador de boas práticas na chamada justiça da paz social, já que se aparelha tanto sob o aspecto material como de pessoal especializado para garantir aos cidadãos os meios necessários, profissionais e técnicos facilitadores e de efetivação da autocomposição”, destacou o presidente.

“O sistema autocompositivo como meio de resolução de conflitos é hoje uma realidade indiscutível, tanto do ponto de vista normativo como sob o ponto de vista do funcionamento prático. Portanto, incumbe ao Judiciário conferir a credibilidade a esse meio compositivo, visando permitir na prática mais uma via de acesso à cidadania”, concluiu.

Vitória, 26 de abril de 2019

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES

Texto: Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br

Andréa Resende

Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br