Mulheres vítimas da violência terão tratamento dentário

apolonia 130

Parceria entre TJES e OSCIP tem o objetivo de devolver a auto-estima às vítimas.

apolonia 355A Coordenadoria Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), em parceria com a OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) TdB – Turma do Bem, realizará uma triagem de mulheres vítimas de violência doméstica que receberão tratamento odontológico. Foram selecionadas 40 mulheres que estão sob medida protetiva e, destas, 10 receberão o tratamento. Estas mulheres utilizam o botão do pânico. A triagem ocorrerá nos dias 24 e 31 de março, das 8 às 12 horas, no Centro de Atendimento às Vítimas de Violência e Discriminação (Cavvid), na avenida Maruípe, 2544, em Itararé, Vitória.

As candidatas ao tratamento odontológico passarão por um rápido exame oral, não invasivo, e responderão ao OHIP (Oral Health Impact Profile), que mede o impacto da saúde bucal na qualidade de vida. Serão priorizadas as mulheres com problemas odontológicos mais graves e OHIP mais alto, que sustentam a família e retomaram os estudos ou estão fazendo cursos de capacitação profissional.

A desembargadora substituta Herminia Maria Silveira Azoury, coordenadora Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, disse que a ação é importante para devolver a auto-estima das mulheres. “Muitas vítimas vivem sob a dependência financeira do agressor. Esta é uma oportunidade de, gratuitamente, devolver o bem-estar e a auto-estima das mulheres agredidas.” A juíza Herminia disse ainda que esta será a primeira de outras parcerias com a OSCIP.

As mulheres que usam o Botão do Pânico, aparelho que é um Dispositivo de Segurança Preventiva (DSP), estão sob medida protetiva de urgência concedidas na 11ª Vara Criminal de Vitória, e podem acionar o Botão do Pânico caso o agressor não mantenha a distância mínima garantida pela Lei Maria da Penha.

Apolônias

“Apolônias do Bem” é o nome do projeto da TdB – Turma do Bem, OSCIP criada em 2002 cuja missão é mudar a percepção da sociedade sobre a importância da saúde bucal e da classe odontológica em relação ao impacto socioambiental de sua atividade. Seu objetivo é proporcionar tratamento odontológico gratuito para mulheres vítimas de violência doméstica.

Personagem histórica, Apolônia viveu em Alexandria, no Egito, e morreu em 249, após ser presa, espancada e ter seus dentes quebrados ou arrancados. “Queremos levar assistência odontológica para as apolônias de hoje, que também estampam a marca da violência em seus rostos”, afirma Fábio Bibancos, presidente da TdB. Quando dão o primeiro passo para romper o ciclo da violência intrafamiliar e procuram ajuda, essas mulheres têm acesso a atendimento médico, apoio psicológico e assistência jurídica, mas não têm acesso a tratamento odontológico.

A dentista Marlei Bonella, coordenadora do projeto Apolônias do Bem em Vitória, informa que serão 10 dentistas credenciados por um plano de saúde nacional que vai atender as mulheres em seus consultórios. “O plano de saúde vai pagar os tratamentos, não importa a duração, pois a reabilitação por vezes leva de oito meses a um ano”. Marlei Bonella, que também faz parte da OSCIP Dentistas do Bem e será uma das profissionais que atenderá as mulheres, diz que o nome do projeto homenageia a Santa protetora dos dentistas. “A importância é desenvolver a mastigação e devolver a dignidade das pessoas, pois o agressor, infelizmente, busca sempre desfigurar a vítima para que ela se cale, não tenha voz”. conclui, informando que este é um projeto-piloto e que, futuramente, o objetivo é ampliar o atendimento para mais mulheres.

A OSCIP TdB – Turma do Bem é uma OSCIP foi fundada em 2002, na Vila Mariana, em São Paulo, e tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. O fundador e presidente voluntário da OSCIP, Dr. Fábio Bibancos foi reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Ashoka (www.ashoka.org) e pela Schwab Foundation (www.schwabfoundation.org) por seu trabalho à frente da TdB. Mais informações em www.tdb.org.br.

Vitória, 21 de março de 2014

 

Foto: http://turmadobem.org.br

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Marcia Brito
mcbrito@tjes.jus.br
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262

Com informações de Jhonatas Mendonça – Assessor de Imprensa TdB

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br