Aprovado projeto de lei que regulamenta carreira de juiz

Pleno 130

Projeto condiciona seleção para desembargador à nomeação de juiz.

Pleno 400

O Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo aprovou, em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (20/03), Projeto de Lei Complementar que regulamenta o enquadramento dos Juízes de Direito Substitutos de Terceira Entrância e de Entrância Especial nos cargos de Juízes de Direito e condiciona a seleção para os quatro novos cargos de desembargador à nomeação de quatro juízes substitutos.

Os dezoito cargos de juízes que se encontram nessa situação serão extintos e enquadrados como Juízes de Direito, sem prejuízo financeiro, de função ou de antiguidade para o magistrado. A mudança é apenas de nomenclatura.

Para que não haja defasagem no quadro de juízes de 1ª instância, o documento também determina que o processo seletivo para as quatro novas vagas de desembargador sejam preenchidas apenas após a homologação do concurso para juiz substituto (Edital nº 1/2011) e nomeação dos quatro primeiros candidatos aprovados.

O projeto regulamenta questões referentes à Lei Complementar nº 661/2012, que extinguiu as divisões por entrâncias para carreira de juiz e aprovou a criação das quatro novas vagas para desembargador. O projeto de lei será enviado para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) para aprovação.

Vitória, 20 de março de 2014

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262
elcrsilva@tjes.jus.br

Andrea Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: 27 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br