Fórum de Guarapari implanta Sala de Depoimento Especial para oitiva de Crianças e Adolescentes

sala pequena com decoração simples contando com uma mesinha infantil na cor amarela e em uma mesa de cabeceira um dinossauro de pelúcia na cor azul. no alto da parede esquerda uma câmera de vigilância

O espaço está totalmente adequado com câmera e microfone, que transmitem o depoimento para a sala de audiência.

O Fórum de Guarapari implantou, nesta sexta-feira (18/12), a Sala de Depoimento Especial destinada à oitiva de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência.

De acordo com o diretor do Fórum, juiz Eliezer Mattos Scherrer Junior, a sala é um antigo anseio da comarca. “Antes os depoimentos eram feitos em um espaço improvisado. Agora a sala está totalmente adequada, com sistema de câmera e microfone, que capta o som de forma uniforme. Mesmo se a vítima falar um pouco mais baixo, ela vai ser ouvida”.

A estrutura da Sala de Depoimento é pensada para que as crianças e adolescentes não precisem narrar os fatos novamente durante o processo. É um psicólogo ou assistente social que acolhe e mantém o diálogo com a vítima ou testemunha. O relato pode ser ouvido da sala de audiência, localizada a 30 metros de distância, onde ficam promotor, defensor, partes e a juíza da Infância e Juventude Letícia Nunes Barreto. Ao final toda a conversa é gravada e anexada aos autos.

“O encerramento deste ano com a instalação completa desta sala nos traz muita satisfação. Vamos avançando no cumprimento da legislação vigente quanto à técnica específica para este tipo de tomada de depoimento, fortalecendo assim a proteção integral das crianças e adolescentes em situação de violação de direitos”, comemorou a magistrada.

Vitória, 18 de dezembro de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br